Da música antiga à canção de intervenção, jovens músicos mostram talento nos Palácios de Sintra
30 abr. 2024
O mês de maio traz uma novidade aos Palácios de Sintra: uma viagem pela música e pelo talento dos jovens que se dedicam a esta arte. Aliando a fruição artística ao património, o novo ciclo Jovens Músicos nos Palácios de Sintra, cujos concertos estão agendados para os sábados de 11, 18 e 25 de maio, pretende estimular o talento jovem, a crescente qualidade do ensino artístico em Portugal, bem como o esforço e o entusiasmo das famílias e o interesse do público em geral. Assim, jovens estudantes de instituições de referência do ensino especializado da música sobem ao palco no Palácio Nacional de Sintra e no Palácio de Monserrate para apresentar programas muito diversificados. Entre a música antiga e o grande repertório clássico e romântico, que inclui obras de Vivaldi e de Beethoven, em ano de celebração do cinquentenário do 25 de abril, não podia faltar a música portuguesa, em particular a canção de intervenção, com destaque para José Afonso.
A primeira edição do ciclo Jovens Músicos nos Palácios de Sintra abre com um concerto do Conservatório de Música da Metropolitana e Escola Profissional Metropolitana, no dia 11 de maio, às 15h00, na Sala da Música do Palácio de Monserrate . O programa centra-se na música de câmara, pilar fundamental na formação de todos os músicos, contando com o Quarteto de clarinetes e percussão do Conservatório e o Ensemble de flautas, o Quinteto de Sopros e o Trio com piano da Escola Profissional. O repertório abrangente permite explorar diferentes universos e experiências musicais, incluindo obras de Ludwig van Beethoven e Paul Hindemith.
No mesmo dia, às 19h00, na Sala dos Cisnes do Palácio Nacional de Sintra, atua o Conservatório de Música de Sintra - Coro Leal da Câmara e Orquestra de Câmara, que percorre diferentes géneros e períodos históricos. Enquanto a Orquestra de Câmara executa um programa que vai do barroco às sonoridades latinas, o Coro Leal da Câmara celebra os 50 anos do 25 de abril e a canção de intervenção, com obras de José Afonso, Vitorino e Fernando Lopes-Graça. No final, os dois grupos interpretam duas peças em conjunto, com destaque para 'Maria Faia', de José Afonso.
A 18 de maio, às 19h00, a Sala dos Cisnes do Palácio Nacional de Sintra recebe a Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, para um concerto que é uma viagem pelos sons que ecoavam nas igrejas e nos palácios da Europa nos séculos XVII e XVIII. Com música instrumental e vocal interpretada por dois ensembles da classe de Música Antiga do Conservatório Nacional, Palazzo 1700 e Alla Bastarda, o repertório inclui obras de alguns dos compositores mais importantes do barroco europeu, como Vivaldi, Buxtehude e Zelenka.
O ciclo termina no dia 25 de maio, com a atuação da Escola de Música do Colégio Moderno, agendada para as 19h00, na Sala dos Cisnes do Palácio Nacional de Sintra. O programa intitulado "O violino como itinerário por diferentes épocas e latitudes musicais" reúne alunos de diversas idades em torno desse instrumento mágico e do prazer de fazer e descobrir a música em conjunto. Primando pelo ecletismo, revisita o período barroco, com obras de Vivaldi, passa pela Rússia de finais do século XIX e pelos grandes sucessos do cinema americano, não sem antes transportar o público para o ambiente único da Argentina de Astor Piazzola.
Os bilhetes para cada um destes concertos têm o valor de 5€ e podem ser comprados no site da Parques de Sintra.