Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Conservatório de Música de Sintra - Coro Leal da Câmara e Orquestra de Câmara

240511 1900 Conservatorio De Musica De Sintra Orquestra De Camara(2023)

Local

Palácio Nacional de Sintra, Sala dos Cisnes

Data

11 maio 2024

Hora

19h00

Bilhetes

5€

O Coro Leal da Câmara e a Orquestra de Câmara do Conservatório de Música de Sintra voltam a partilhar o palco num concerto com um repertório eclético, que abrange diferentes géneros e períodos históricos.

No âmbito de um estágio decorrido em abril, a Orquestra de Câmara preparou um programa diversificado, do barroco a sonoridades latinas, do qual apresentará uma parte nesta tarde musical.

Enquadrado nas comemorações dos 50 anos do 25 de abril, o Coro Leal da Câmara centrará a sua apresentação em obras de José Afonso, Fernando Lopes-Graça e Vitorino.

No final, os dois grupos juntam-se para interpretar duas peças em conjunto, com destaque para 'Maria Faia', de José Afonso.

Programa

Coro Leal da Câmara

  • A Senhora d’Aires - Pop., harm. Fernando Lopes-Graça
  • Ó Senhora do Amparo - Pop., harm. Fernando Lopes-Graça
  • Canção da Vindima - Pop., harm. Humberto Castanheira
  • O Milho da nossa terra - Pop., harm. Fernando Lopes-Graça
  • Acordai - José Gomes Ferreira/Fernando Lopes-Graça
  • Queda do Império - Vitorino, arr. Paulo Lourenço
  • Canção de Embalar - José Afonso, arr. Humberto Castanheira
  • Venham mais cinco - José Afonso, arr. Humberto Castanheira

 

Orquestra de Câmara do Conservatório de Música de Sintra

  • Abertura de L'Amore Industrioso - João de Sousa Carvalho
  • Serenata - Michael McLean
  • Por una cabeza - Carlos Gardel
  • Suite para cordas, 3.º e 4.º andamentos - John Rutter

 

Peças de conjunto (Coro e Orquestra de Câmara)

  • Maria Faia - José Afonso, arr. Humberto Castanheira
  • Ave Verum - Wolfgang Amadeus Mozart

Classificação

Maiores de 6 anos

Informações adicionais

  • Não existe tolerância de atraso.
  • Não se aceitam trocas nem reembolso de bilhetes, salvo em caso de alteração de data ou cancelamento do evento.

Como chegar

Saiba mais sobre o monumento

Sobre o Conservatório de Música de Sintra

O Conservatório de Música de Sintra é uma escola de ensino artístico especializado de Música, que conta com valência de Jardim de Infância e 1º ciclo do Ensino Básico. É uma associação sem fins lucrativos e de utilidade pública criada em 1974, e designada inicialmente Centro Sociocultural de Rio de Mouro – Escola de Música Leal da Câmara. Possui alvará do Ministério da Educação para lecionar cursos oficiais de música desde 1982.

 

Da oferta educativa na área da música constam aulas para Bebés, Iniciação Musical, Curso Básico e Curso Secundário de Música, bem como cursos em regime livre, para alunos de todas as idades, e cursos específicos para adultos. Dispõe ainda de aulas de Ballet, Karaté e Xadrez e do serviço de Musicoterapia.


A atividade regular do Conservatório inclui audições dos alunos do Conservatório, a solo e nos diversos ensembles e orquestras nos quais participam; concertos de professores; concertos em colaboração com as entidades locais, participação em espetáculos; organização de workshops e masterclasses; dinamização de sessões pedagógicas para escolas no âmbito do Laboratório – Serviço Educativo, e atividades diversas para crianças e famílias.


Reconhecendo a relevância do trabalho desenvolvido, o C.M.S foi distinguido pela Câmara Municipal de Sintra com a Medalha de Mérito Municipal - Grau Prata (1998) e de Grau – Ouro (2012). Também a Junta de Freguesia de Rio de Mouro atribuiu à associação uma Medalha de Mérito, em 2005.


Com novas instalações em Vale Mourão, Paiões, freguesia de Rio de Mouro, inauguradas em setembro de 2018, o C.M.S estendeu a sua atividade a Montelavar em 2022, numa parceria estabelecida com a Sociedade Filarmónica Boa União Montelavarense.

 

Em 2024, o Conservatório de Música de Sintra assinala 50 anos de atividade, com uma programação indissociável das comemorações dos 50 anos de Liberdade e Democracia.

Sobre a Orquestra de Câmara do Conservatório de Música de Sintra

A Orquestra de Câmara do Conservatório de Música de Sintra é um dos ensembles de alunos e professores mais antigos do Conservatório, integrando elementos que já não são alunos, mas que quiseram continuar a participar no grupo. Sob a direção dos professores Paula Pestana, Pe­dro Teixeira e Luís Estevão da Silva, a Orquestra é constituída por cerca de 30 alunos e trabalha um repertório diversificado, com especial atenção para obras de compositores portugueses.

 

Ao longo dos anos, a Orquestra de Câmara do Conservatório tem colaborado frequentemente com o Coro Leal da Câmara na interpretação de diversas obras de Mozart e Schubert, bem como atuado em vários espaços, com destaque para o Mosteiro dos Jerónimos, a Igreja de São Martinho (Sintra), a Basílica do Palácio Nacional de Mafra, o Centro Ciência Viva de Sintra, o Palácio Foz e o Museu da Cidade, em Lisboa.

 

Anualmente, os membros da Orquestra participam num estágio intensivo no qual, ao longo de 4 dias, preparam um programa específico para apresentarem ao público.

 

Sobre o Coro Leal da Câmara

O Coro Leal da Câmara foi formado, no ano letivo de 1993/94, na Escola de Música Leal da Câmara, em Rio de Mouro, atual Conservatório de Música de Sintra.

 

Com um trabalho regular e uma formação de jovens estudantes e antigos alunos do Conservatório, o Coro Leal da Câmara tem sido convidado a participar em diversos eventos e festivais nacionais e internacionais (Espanha, Hungria, Itália, Noruega e França). Tem igualmente colaborado com várias formações, como a Orquestra Metropolitana de Lisboa, o Coro e Orquestra da Academia de Amadores de Música, a Banda de Música da Força Aérea Portuguesa, o Coro Sinfónico Lisboa Cantat, entre outros. Em 2003, o grupo lançou um CD com repertório alusivo ao Natal. Em julho de 2014, o Coro Leal da Câmara foi o grande vencedor da 3ª edição da Competição Coral Internacional de Freamunde. O CLC obteve o 3.º lugar na competição folk e o 2.º lugar na música sacra, tendo acabado por vencer, na final, o prémio Coro dos Coros. Também o maestro Humberto Castanheira conquistou o galardão de Maestro dos Maestros.

 

Na última década, para além da participação nos espetáculos escolares do Conservatório de Sintra no Centro Cultural Olga Cadaval, o Coro Leal da Câmara apresenta-se com frequência nos mais variados espaços, com destaque para o Mosteiro dos Jerónimos, a Basílica de Mafra, o Palácio Nacional da Ajuda, a Igreja de São Martinho, a Igreja do Santíssimo Redentor e o Centro Cultural de Cascais, entre outros. Tem igualmente partilhado o palco com outros grupos corais, como o Coro de Queluz, o Coro de Câmara de Cascais, o Coral Encontro, o Coral Alegro, o Ensemble Vocal Desafinados, o Coral de São Domingos (Montemor-o-Novo) ou o Orfeão de Estremoz Tomás Alcaide, o Coro do Conservatório Regional de Setúbal, bem como coros estrangeiros, como o Coro Tarrakarrain (Noruega), The Community Chorus of Detroit (EUA) ou o Ateneo Coral (Espanha).

 

Assinalando 30 anos de trabalho ininterrupto em 2023-2024, o C.L.C prevê a concretização de alguns projetos e parcerias ao longo deste ano.