Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Escola Artística de Música do Conservatório Nacional

240518 1900 Conservatorio Musica Lisboa(2022)

Local

Palácio Nacional de Sintra, Sala dos Cisnes

Data

18 maio 2024

Hora

19h00

Bilhetes

5€

Este concerto irá proporcionar uma viagem pelos sons da música antiga que ecoavam nas igrejas e nos palácios dos séc. XVII e XVIII na Europa. O programa apresenta música sacra e profana de alguns dos compositores mais importantes do barroco europeu, como Vivaldi, Buxtehude e Zelenka. Música instrumental e vocal interpretada por dois ensembles da classe de Música Antiga do Conservatório Nacional: Palazzo 1700 e Alla Bastarda.

Programa

PALAZZO1700

 

Antonio Vivaldi (1678-1741)

  • Sonate da camera a tre, n.º 1, RV 63, Op. 1

Jan Dimas Zelenka (1679-1745)

  • Lamentationes pro Die Mercurii Sancto, n.º 1 (C menor), ZWV 53:1

 

 

ENSEMBLE ALLA BASTARDA

 

Johann Heinrich Schmelzer (1620-1680)

  • Sonata Quarta, em D Maior

Giovanni Paolo Cima (1570-1630)

  • Sonata a 2, Concerti Ecclesiastici (No.48), IGC 59

Dietrich Buxtehude (1637-1707)

  • Cantata “Her, wenn ich nur Dich hab”, BuxWV 38

 

 

PALAZZO1700

 

Antonio Vivaldi (1678-1741)

  • Sonate da camera a tre, n.º 12 (La Folia), RV 63, Op. 1

Ensembles

  • Palazzo1700 (1ª formação): Júlio Marques, Salvador Pinto (violinos); Eduardo Alcântara (contrabaixo); Vicente Morgado (arquialaúde) | Convidados: Lucas Madillo (barítono); Cláudia Correia (viola d’arco)

  • Ensemble Alla bastarda: Maria Leonel Castro (flauta de bisel); Pedro Magalhães (fagote); Arianna Zanutta (contrabaixo); Beatriz Carolino (harpa/bc) | Convidados: Maria Inês Canavilhas (soprano); Salvador Pinto (violino)

  • Palazzo1700 (2ª formação): Júlio Marques, Salvador Pinto (violinos); Eduardo Alcântara (contrabaixo); Vicente Morgado (arquialaúde)

Direção Musical e Artística: Helena Raposo

Classificação

Maiores de 6 anos

Informações adicionais

  • Não existe tolerância de atraso.
  • Não se aceitam trocas nem reembolso de bilhetes, salvo em caso de alteração de data ou cancelamento do evento.

Como chegar

Saiba mais sobre o monumento

Sobre a Escola Artística de Música do Conservatório Nacional

Instituição criada a 5 de maio de 1835, sob a designação Conservatório de Música (anexa à Casa Pia) e posteriormente incorporada, a 15 de novembro de 1836, no Conservatório Geral de Arte Dramática (instalado no antigo Convento dos Caetanos), passando entretanto a denominar-se - uma vez concedido o patrocínio real, a 4 de julho de 1840 - Conservatório Real de Lisboa (nome que manteve até à instauração da República, em 1910).

 

Herdeira da matriz oitocentista que lhe deu origem, a Escola Artística de Música do Conservatório Nacional (EAMCN) apresenta-se como uma escola pública de referência no contexto do ensino artístico especializado em Portugal, por onde passaram, enquanto alunos e/ou integrando o seu quadro de docentes, figuras incontornáveis do panorama musical e artístico português. Sediada na Rua dos Caetanos, no Bairro Alto, em Lisboa (mas desenvolvendo, provisoriamente, a sua atividade na Escola Secundária Marquês de Pombal, em Belém, por conta das obras de requalificação do seu edifício sede), a EAMCN mantém igualmente o funcionamento de três polos pedagógicos, localizados em Loures e na Amadora (desde 2004), e no Seixal (desde 2013), coordenando ainda, aos níveis técnico e pedagógico, o projeto Orquestra Geração (projeto iniciado em 2007, focado na ação e desenvolvimento social através da música).

Atualmente, a oferta educativa da EAMCN contempla os cursos de Iniciação, Básico, Secundário e Profissional. Com uma ação educativa pautada pelos princípios e valores da excelência e da exigência, da curiosidade, da reflexão e da inovação, da responsabilidade e da integridade, da liberdade, da cidadania e da participação, a missão da EAMCN é qualificar os seus alunos através de uma sólida formação, capacitando-os para uma opção profissional enquanto músicos.

Sobre o Departamento de Música Antiga do Conservatório Nacional

Desde o ano letivo 2012/2013, com o objetivo de dar a conhecer e desenvolver a área específica da música antiga dentro da escola, diversos ensembles da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional têm trabalhado um vasto repertório que abrange todo o período medieval até ao barroco tardio, trabalhando este repertório específico e abordando práticas de interpretação historicamente informadas. Com formações bastante diversificadas — instrumentais, vocais e vocais/instrumentais — apresentam-se regularmente em importantes festivais e concursos. Em janeiro de 2024, foi criado o Departamento Curricular de Música Antiga, garantindo assento do Conselho Pedagógico da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional.