Escola de Música do Colégio Moderno
O prazer de fazer e descobrir a música em conjunto está na origem deste programa, intitulado "O violino como itinerário por diferentes épocas e latitudes musicais".
Alunos de diversas idades unem-se em torno desse instrumento mágico que é o violino, interpretando obras de diversos compositores que vão desde o período Barroco, com obras de Vivaldi - entre elas, um andamento das Quatro Estações -, passando pela Rússia de finais do século XIX, com um “exasperante” Voo do Moscardo de Rimsky-Korsakov, aos grandes sucessos do cinema americano, não sem antes visitarem o ambiente único da Argentina de Astor Piazzola. Pontuam, ainda, este concerto, obras de compositores-violinistas, como as Czardas, de Monti, e o Prelúdio Allegro, de Kreisler.
Programa
Aram Khachaturian (1903-1978)
- Dança do Sabre
Antonio Vivaldi (1678-1741)
- Concerto para violino em Sol menor, RV 315, “L'estate” (“O Verão”, de “As Quatro Estações”) - 1º andamento
Vittorio Monti (1868-1922)
- Czardas, IVM 1
Fritz Kreisler (1875-1962)
- Prelúdio e Allegro ao estilo de Pugnani, IFK 25
Nikolay Rimsky-Korsakov (1844-1908)
- Voo do Moscardo, de “O Conto do Czar Saltan”, INR 79, IIIº Ato
Edmund Severn (1862-1942)
- Dança Polaca, em Ré Maior
Joseph-Hector Fiocco (1703-1741)
- Allegro, Op. 1, n.º 10
Astor Piazzola (1921-1992)
- Oblivion
Antonio Vivaldi (1678-1741)
- Concerto para violino em Lá menor, RV 356, 1º andamento
Ferdinand Küchler (1867-1937)
- Concertino em Ré Maior, Op. 15, 1º andamento
Richard Rodgers (1902-1979) e Oscar Hammerstein (1895-1960)
- The Sound of Music (Música no Coração)
Harold Arlen (1905-1986)
- Over the Rainbow (Para além do arco-íris)
Sobre a Escola de Música do Colégio Moderno
Fundada em outubro de 2012 e situada junto à Alameda da Universidade de Lisboa, a Escola de Música do Colégio Moderno deu corpo a um sonho antigo da direção do Colégio Moderno. É dirigida pela Prof.ª Inês Saraiva e conta com um leque de professores de reconhecida competência. Os instrumentos lecionados são o violino, a viola d’arco, o violoncelo, o clarinete, a flauta transversal e o piano, tendo este último como coordenadora a pedagoga e pianista Jill Lawson.
Nos seus anos de existência, a Escola de Música do Colégio Moderno tornou-se já uma importante referência, tendo trazido a Portugal alguns solistas de renome internacional, como os pianistas Iddo Bar-Shai, Lev Vinocur, Tomohiro Hatta e Mariana Gurkova, a violetista Natalia Tchitch, os violinistas Ilya Grubert, Daniel Garlitsky, Mariana Todorova, Gwendolyn Masin, Eliot Lawson e Alissa Margulis, os violoncelistas Catherine Strynckx, Pavel Gomziakov, entre outros, para concertos com os seus alunos e também workshops e masterclasses.
A Escola de Música desenvolve e participa, ao longo do ano, numa série de atividades culturais, dentro e fora do país e do espaço da Escola, das quais destacamos o concerto anual – Concerto Solidário – no Teatro Nacional de São Carlos; a participação nos Dias e nos Mini-Dias da Música, no Centro Cultural de Belém; os concertos no Palácio Nacional da Ajuda, na Sé de Lisboa, na Basílica da Estrela, no Panteão Nacional, na Igreja de São Roque, na Igreja de Santa Maria de Belém – Mosteiro dos Jerónimos, no Teatro Municipal de São Luiz, na Assembleia da República e na Fundação Calouste Gulbenkian. Os alunos participaram também em tournées em Itália, França e Estados Unidos, onde tiveram oportunidade de tocar em Chicago, no Orchestra Hall - a mais prestigiada sala de concertos daquela cidade - e no campus da Northwestern University, com concertos no Alice Milar Chapel e Nichol’s Hall.
Conta atualmente com cerca de 300 alunos. Embora a maioria frequente também o Colégio Moderno, a Escola de Música é uma instituição autónoma, aberta ao exterior, e o número de alunos oriundo de outras escolas não para de crescer. Está aberta a crianças a partir dos três anos e não tem limite de idade de frequência. A estrutura curricular acompanha as idades dos alunos dos vários graus de ensino oficial. Apesar de não ter a pretensão de que todos os seus alunos sejam mais tarde instrumentistas profissionais, a Escola de Música do Colégio Moderno tem como missão e dever prepará-los para essa eventualidade.
Sobre os Violinos do Moderno
É um ensemble com cerca de 70 jovens estudantes de violino, com idades compreendidas entre os 3 e os 20 anos, que pertencem à Escola de Música do Colégio Moderno. Estes alunos, para além das tradicionais aulas individuais de instrumento, preparam em conjunto um vasto e diferenciado repertório – abrangendo obras desde o período barroco até aos nossos dias – que apresentam ao longo do ano em diferentes concertos.
Tiveram oportunidade de assistir e participar em diversas masterclasses organizadas pela Escola de Música do Colégio Moderno, com prestigiados violinistas, como Eliot Lawson, Ilya Grubert, Gwndolyn Masin e Alissa Margulis.
O grupo poderá dividir-se em formações mais pequenas, consoante as solicitações de concertos ou dos programas a apresentar. Foi assim, que ao longo dos anos, os alunos deste projeto já se apresentaram nas mais emblemáticas salas portuguesas, como a Fundação Calouste Gulbenkian, o Teatro Nacional de São Carlos, a Casa da Música, o Centro Cultural de Belém, o Panteão Nacional, a Basílica da Estrela e a Assembleia da República, bem como em variadas tournées no estrangeiro. Em 2014, participaram no Festival de Orchestre Giovanilli, em Itália, e, em julho de 2015, no Festival Provençal de Orquestras de Jovens, no sul de França. Em 2018, os Violinos do Moderno fizeram uma tournée a Chicago, onde tiveram oportunidade de tocar no Orchestra Hall – a mais prestigiada sala de espetáculos daquela cidade – e no campus da Northwestern University, com concertos na Alice Milar Chapel e no Nichol’s Hall. Participaram, ainda, numa masterclass de violino com o Professor Gerardo Ribeiro. Estes jovens violinistas têm, ainda, sido uma presença constante no festival de música mais importante de Portugal, os Dias da Música, no Centro Cultural de Belém. Em julho de 2023, fizeram uma tournée a Itália, onde realizaram três concertos nas cidades de Riva Garda, Bardolino e Cremona.
Os alunos formados nesta escola frequentam atualmente as melhores escolas de música europeias.
A direção artística deste ensemble e da Escola de Música do Colégio Moderno está a cargo da violinista Inês Saraiva.