Escola Artística de Música do Conservatório Nacional
Este concerto irá proporcionar uma viagem pelos sons da música antiga que ecoavam nas igrejas e nos palácios dos séc. XVII e XVIII na Europa. O programa apresenta música sacra e profana de alguns dos compositores mais importantes do barroco europeu, como Vivaldi, Buxtehude e Zelenka. Música instrumental e vocal interpretada por dois ensembles da classe de Música Antiga do Conservatório Nacional: Palazzo 1700 e Alla Bastarda.
Programa
PALAZZO1700
Antonio Vivaldi (1678-1741)
- Sonate da camera a tre, n.º 1, RV 63, Op. 1
Jan Dimas Zelenka (1679-1745)
- Lamentationes pro Die Mercurii Sancto, n.º 1 (C menor), ZWV 53:1
ENSEMBLE ALLA BASTARDA
Johann Heinrich Schmelzer (1620-1680)
- Sonata Quarta, em D Maior
Giovanni Paolo Cima (1570-1630)
- Sonata a 2, Concerti Ecclesiastici (No.48), IGC 59
Dietrich Buxtehude (1637-1707)
- Cantata “Her, wenn ich nur Dich hab”, BuxWV 38
PALAZZO1700
Antonio Vivaldi (1678-1741)
- Sonate da camera a tre, n.º 12 (La Folia), RV 63, Op. 1
Sobre a Escola Artística de Música do Conservatório Nacional
Instituição criada a 5 de maio de 1835, sob a designação Conservatório de Música (anexa à Casa Pia) e posteriormente incorporada, a 15 de novembro de 1836, no Conservatório Geral de Arte Dramática (instalado no antigo Convento dos Caetanos), passando entretanto a denominar-se - uma vez concedido o patrocínio real, a 4 de julho de 1840 - Conservatório Real de Lisboa (nome que manteve até à instauração da República, em 1910).
Herdeira da matriz oitocentista que lhe deu origem, a Escola Artística de Música do Conservatório Nacional (EAMCN) apresenta-se como uma escola pública de referência no contexto do ensino artístico especializado em Portugal, por onde passaram, enquanto alunos e/ou integrando o seu quadro de docentes, figuras incontornáveis do panorama musical e artístico português. Sediada na Rua dos Caetanos, no Bairro Alto, em Lisboa (mas desenvolvendo, provisoriamente, a sua atividade na Escola Secundária Marquês de Pombal, em Belém, por conta das obras de requalificação do seu edifício sede), a EAMCN mantém igualmente o funcionamento de três polos pedagógicos, localizados em Loures e na Amadora (desde 2004), e no Seixal (desde 2013), coordenando ainda, aos níveis técnico e pedagógico, o projeto Orquestra Geração (projeto iniciado em 2007, focado na ação e desenvolvimento social através da música).
Atualmente, a oferta educativa da EAMCN contempla os cursos de Iniciação, Básico, Secundário e Profissional. Com uma ação educativa pautada pelos princípios e valores da excelência e da exigência, da curiosidade, da reflexão e da inovação, da responsabilidade e da integridade, da liberdade, da cidadania e da participação, a missão da EAMCN é qualificar os seus alunos através de uma sólida formação, capacitando-os para uma opção profissional enquanto músicos.
Sobre o Departamento de Música Antiga do Conservatório Nacional
Desde o ano letivo 2012/2013, com o objetivo de dar a conhecer e desenvolver a área específica da música antiga dentro da escola, diversos ensembles da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional têm trabalhado um vasto repertório que abrange todo o período medieval até ao barroco tardio, trabalhando este repertório específico e abordando práticas de interpretação historicamente informadas. Com formações bastante diversificadas — instrumentais, vocais e vocais/instrumentais — apresentam-se regularmente em importantes festivais e concursos. Em janeiro de 2024, foi criado o Departamento Curricular de Música Antiga, garantindo assento do Conselho Pedagógico da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional.