Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Parques de Sintra nomeada para os Prémios de Boas Práticas Erasmus+ 2023

08 abr. 2024

A Agência Nacional Erasmus+ nomeou a Parques de Sintra para os Prémios de Boas Práticas Erasmus+ 2023, na categoria “Parceria no âmbito do ensino escolar”. A nomeação surge na sequência da implementação, entre 2021 e 2023, do projeto "Entre Mnemosine e Terpsícore – Património e Dança Contemporânea para a promoção do pensamento crítico nos jovens”, apoiado pela Comissão Europeia, e reconhece o seu sucesso.

 

Para estes prémios, a Agência Nacional Erasmus+ seleciona projetos que foram particularmente bem-sucedidos no âmbito do Programa e que se consideram representativos dos diferentes setores da educação e formação, tendo em conta os objetivos, atividades, grupos-alvo e resultados. As candidaturas são posteriormente analisadas por júri composto por elementos externos, que elege os vencedores. As distinções promovem o reconhecimento, a visibilidade e o impacto das atividades financiadas ao abrigo do Erasmus+.

 

O projeto "Entre Mnemosine e Terpsícore – Património e Dança Contemporânea para a promoção do pensamento crítico nos jovens” visou a promoção de competências de pensamento crítico e o estímulo da criatividade dos alunos do ensino secundário, dos 14 aos 18 anos, a partir de visitas a Palácios Nacionais, que tiveram a dança contemporânea como ferramenta de mediação.

 

A iniciativa contou com um financiamento europeu de cerca de 300 mil euros e envolveu seis instituições: o Palácio Nacional de Sintra; o Palácio-Museu Wilanow, em Varsóvia; o Agrupamento de Escolas Monte da Lua, de Sintra; o LXXXVI Liceum Ogólnokształcące im. Batalionu "Zośka", de Varsóvia; a associação de dança contemporânea Meet Share Dance, de Madrid; e a empresa portuguesa byAR, especialista no desenvolvimento de aplicações e de soluções baseadas na realidade aumentada imersiva. Durante dois anos, trabalharam em articulação para permitir que um total de cem alunos beneficiassem deste projeto, do qual resultaram oito workshops de dança contemporânea; duas performances finais de dança site specific; duas ações de intercâmbio de alunos; duas ações de intercâmbio de profissionais dos palácios envolvidos; dois novos guias de visita destinados a jovens, um para cada Palácio participante; e uma nova aplicação digital, em modo jogo, que recorre à realidade aumentada e incentiva o pensamento crítico a partir das mesmas temáticas exploradas nos workshops de dança.

 

Os vencedores serão anunciados na Gala Prémios Erasmus+2023, que terá lugar na Casa da Cultura da Ericeira, concelho de Mafra, no dia 9 de abril.

Foto Espetáculo 3