Palestra percorre os “caminhos da ópera” no Palácio Nacional de Queluz
11 abr. 2024
A música foi uma constante no Palácio de Queluz na segunda metade do século XVIII. “Na Real Quinta de Queluz com Aline Hall de Beuvink: os caminhos da ópera”, palestra agendada para 18 de abril, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, às 19h00, explora esta faceta marcante da vivência da Família Real em Queluz.
Em ocasiões especiais, como os aniversários dos membros da Família Real, a música nunca podia faltar. Perante a corte, eram apresentadas serenatas ou óperas, como sucedeu a 17 de dezembro de 1778, aniversário da rainha, com a ópera Il Ritorno de Ulisse in Itaca, de David Perez. Aline Hall de Beuvink, professora auxiliar e coordenadora da licenciatura em História da Universidade Autónoma de Lisboa, tem investigado a história da ópera em Portugal no século XVIII e, no âmbito dos “Encontros nos Palácios Nacionais”, vem ao Palácio Nacional de Queluz para uma palestra sobre o tema.
Na companhia da especialista, os participantes serão convidados a percorrer os espaços do Palácio de Queluz que estiveram ligados às apresentações musicais durante o reinado de D. Maria I. Para além dos locais acessíveis a qualquer visitante, como a Sala da Música ou a Sala dos Embaixadores, terão a oportunidade única de entrar nas caves do Pavilhão D. Maria I, que guardam os vestígios subsistentes da última Caza de Ópera construída para a Família Real, na sequência dos equipamentos congéneres da Ajuda e de Salvaterra de Magos.
Os “Encontros nos Palácios Nacionais” de Queluz e de Sintra tiveram início em 2022. Desde então, têm proporcionado novas perspetivas do património e têm permitido que o grande público interaja com alguns dos maiores especialistas em áreas tão diversas como História, Museologia, Arquitetura, Ciência e Arte. Através desta iniciativa, a Parques de Sintra pretende estimular a partilha e a disseminação do conhecimento relativo ao património que tem ao seu cuidado.
A participação na palestra faz-se mediante aquisição de bilhete no site da Parques de Sintra, pelo valor simbólico de 1€. No final do “Encontro”, é servido um cocktail, para convívio e discussão informal de ideias entre todos os participantes.