Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

No Real Paço de Sintra com Guida Cândido: “uma canastra de serejas de Simtra" para a Rainha D. Catarina de Áustria

PNS Cozinha Edit 1580X1186px Credits PSML Emigus
Novidade

Local

Palácio Nacional de Sintra

Datas

21/03/2024 - 19h00

Duração

2h00

Bilhetes

1€ (compra exclusivamente online)

Público

Jovens e Adultos

Ponto de Encontro

Entrada do Palácio

Nesta visita ao Palácio de Sintra, procura-se descortinar a comensalidade da rainha D. Catarina de Áustria, conhecer os que a cercam e como se apresenta a sua mesa.

 

A gestão do espaço doméstico implica um número de membros elevado e permanentemente renovado, que revela os serviços da Casa e o universo privado da rainha. Essa organização administrativa e doméstica permite identificar os múltiplos alimentos e alfaias da cozinha, demonstrando a sua diversidade, riqueza e frequência na mesa real. Nos anos que antecedem a sua morte, reduz-se substancialmente o âmbito geográfico das deambulações da rainha pelo reino, circunscritas aos arredores de Lisboa, na margem norte do Tejo, de forma particular em Sintra. Um livro de despesas da sua casa de 1571 permite conhecer o que se apresenta na mesa da rainha e suas damas, no mês de maio, nomeadamente as frutas, entre as quais se distinguem as serejas de Simtra.

 

A marca da expansão ultramarina imprime-se não apenas nos objetos que as suas coleções ostentam, mas também nos alimentos que sobem ao palco da sua mesa, como de resto os banquetes por ocasião do consórcio da infanta D. Maria com o príncipe de Parma refletem, de viandas tão peregrinas para o regalo dos convidados.

 

O Livro de Cozinha da Infanta D. Maria, que esta leva no enxoval para Parma, é o mais antigo e conhecido livro de cozinha português, escrito entre fins do século XV e inícios do XVI. A inclusão de alimentos mais raros, dispendiosos e de difícil aquisição, na sua maioria exclusivos de reis, rainhas e aristocratas, tais como as especiarias, açúcar e a nobre lampreia, permite apontar para uma cozinha de monarcas. Este códice possibilita, hoje, conhecer os alimentos consumidos na época em apreço, as formas de os confecionar, as técnicas, os utensílios, as tendências e os gostos. Em suma, revela um receituário próprio da mesa realenga quinhentista, a mesa de D. Catarina que habitou este palácio.

Sobre o programa

O ciclo de palestras 'Encontros nos Palácio Nacionais' traz ao Palácio Nacional de Sintra e ao Palácio Nacional de Queluz alguns dos maiores especialistas em áreas como História, Museologia, Arquitetura, Ciência e Arte. Trata-se de uma oportunidade de o grande público ver respondidas questões desafiantes e ter contacto com quem mais sabe sobre temas relacionados com os Palácios, Sintra e a sua História.

Cada 'Encontro' termina com um Cocktail após a palestra, para convívio e discussão informal de ideias e de experiências.

  • Duração: Palestra: 60-75 minutos / Cocktail: 45-60 minutos

Sobre o autor

Guida Cândido licenciou-se em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em 1997. Concluiu o Mestrado em Alimentação – Fontes, Cultura e Sociedade pela mesma universidade em 2014 com a dissertação Comer como Uma Rainha: Estudo de Um Livro da Casa de D. Catarina de Áustria, que lhe valeu uma Bolsa de Mérito do Ensino Superior. Doutorada em Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, foi aprovada com louvor e distinção por unanimidade com a tese “O que não heveis de comer: Fome e Saciedade na obra de Gil Vicente”. É investigadora integrada do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra. Integra a equipa multidisciplinar DIAITA – Património Alimentar da Lusofonia.

 

É autora de livros, artigos científicos e publicações na sua área de investigação, publicada pela Dom Quixote com os livros Five Centuries of Portuguese Cuisine e Cinco Séculos à Mesa. 50 Receitas com História. Com este livro foi distinguida com o prémio Gourmand Award 2016 na categoria Receitas Históricas e com o prémio Portugal Cookbook Fair 2017 na categoria Livro do Ano. A obra Comer como uma rainha. O receituário real do século XVI ao século XX, foi distinguido em 2019 pela Academia Internacional de Gastronomia com o Prémio de Literatura Gastronómica. Em 2020 sai do prelo A Vida Secreta da Cozinha Portuguesa, pela Dom Quixote, vencedor do Gourmand Award 2020 na categoria Heritage Recipes.

 

Participa em diversos programas de TV. Tem uma colaboração especial no programa emitida pela RTP1, em 2019, História da Gastronomia Portuguesa, acompanhando o chef Kiko Martins, na categoria de investigadora e especialista em História da Alimentação.

 

Presta serviços de consultoria como food stylist e de formação em gastronomia, culinária e história da alimentação. No âmbito destas atividades, tem coordenado jantares históricos e oficinas de história da alimentação em diversos espaços.

 

Alimenta o hiperespaço nas redes sociais, nomeadamente no Instagram

Preçário

Inscrição
1 €/participante

Informações Adicionais

  • Os portadores de bilhete devem dirigir-se à entrada do Palácio 10 minutos antes da hora agendada. Não existe tolerância de atraso.
  • O bilhete permite apenas o acesso ao evento. A visita geral ao Palácio não está incluída.
  • Idioma da palestra: português.
  • Não se aceitam trocas nem reembolso de bilhetes, salvo em caso de alteração de data ou cancelamento do evento.

Saiba mais sobre o ciclo de palestras 'Encontros nos Palácios Nacionais'

Saiba mais sobre o monumento