21-23 Nov: acessos condicionados no Palácio e Jardins de Queluz. Saiba mais | 22Out-20Nov: trabalhos nos Jardins de Queluz. Saiba mais | Época festiva: encerramento no Natal e na Passagem de Ano. Saiba mais 

Adaptação das antigas Cavalariças do Palácio Nacional de Sintra a Reserva Museológica

Palacio Nacional De Sintra Credits PSML WP 17 Website

Com o objetivo de centralizar a reserva museológica do Palácio Nacional de Sintra num só local, dotado das condições necessárias à sua preservação e manutenção, a Parques de Sintra está a levar a cabo a reabilitação e adaptação do piso inferior do edifício das antigas Cavalariças, que está a ser objeto de uma revisão estrutural e de uma reconfiguração dos espaços para adequá-los às novas funções.

 

Atualmente distribuída por diversas áreas no interior do Palácio Nacional de Sintra, a reserva museológica do monumento, constituída por cerca de 14 mil peças, entre coleções de cerâmica e vidro; mobiliário; têxteis; e pintura; passará, assim, a estar reunida num único espaço dividido em zonas específicas, possibilitando a melhoria de condições de conservação, investigação, divulgação e consequente valorização deste património móvel. Para além das salas destinadas às peças, haverá, ainda, um compartimento dedicado ao trabalho de conservação e restauro, equipado com bancadas de trabalho e cubas.

 

Para albergar a reserva museológica do Palácio Nacional de Sintra, o local escolhido é o piso térreo do edifício das antigas Cavalariças, contíguo ao antigo Picadeiro (atual parque de estacionamento da GNR - Guarda Nacional Republicana), cujo piso superior é ocupado pela GNR. Trata-se de um local de dimensão considerável, amplo e plano, o que favorece a arrumação dos objetos mais pesados e permite uma melhor circulação. Fora do Palácio (e do seu circuito de visitação) e bem servido de acessos para viaturas, é ideal para o manuseamento e transporte expedito das peças.

 

Trabalhos contemplados

Antigas Cavalariças | Piso inferior

  • recuperação dos revestimentos de paredes, pavimentos e tetos;
  • conservação e restauro dos elementos existentes no espaço (madeiras, cantarias e elementos metálicos);
  • revisão estrutural e reconfiguração do espaço para adequá-lo às novas funções;
  • revisão e adaptação das infraestruturas, designadamente, a alimentação elétrica a partir do quadro geral do Palácio Nacional de Sintra.

 

Casa das Telhas

  • revisão de infraestruturas

 

Terreiro do Palácio

  • abertura de valas de forma a garantir a segurança e o reforço da infraestrutura elétrica

Sobre a intervenção

Locais intervencionados:

Antigas Cavalariças do Palácio Nacional de Sintra (edifício nas traseiras); Casa das Telhas; Terreiro do Palácio

Início:

Setembro 2024

Duração prevista:

9 meses

Investimento:

648 000,01 €

Palácio Nacional de Sintra