ATT – Acelerar e Transformar o Turismo
Agenda
ATT – ACELERAR E TRANSFORMAR O TURISMO
Líder do Consórcio
PESTANA MANAGEMENT
Descrição da Agenda
Inovação na jornada do cliente e na oferta do turismo, construindo um destino seguro, saudável e sustentável. Nova geração de oferta e soluções para aeroportos, hotelaria, mobilidade, experiências turísticas, entre outros.
Objetivos
- Digitalização das operações das empresas
- Novos sistemas de fluxos de dados de gestão do território
- Serviços mais sofisticados para turistas
- Sustentabilidade de operações, edificado e transportes
- Gestão eficiente de recursos energéticos e da água.
Resultados esperados na Parques de Sintra
- Sistema de Bilhética – Desenvolvimento de um Sistema de Bilhética inovador, que permita diversificar a oferta e acomodar a procura, melhorando a experiência do visitante reduzindo as fricções típicas da aquisição e check-in.
- Software de gestão de eventos – Desenvolvimento de um Sistema de CRM que permita ajustar a oferta à procura, manter a relação 360º com o cliente e gerir as operações in-house de forma flexível e automatizada, reduzindo custos e impactos.
- App rádio-guias e áudio-guias - Desenvolvimento de um Sistema de visitas guiadas para grupos assente em equipamentos móveis dos utilizadores, que substitua os equipamentos de emissão/receção tradicionais.
- Visitantes no Parque da Pena – Desenvolvimento de ferramentas e metodologias avançadas que promovam a fruição dos ambientes exteriores do polo da Pena, nomeadamente do seu Parque, aumentando os seus índices de visitação.
- Reformulação do ponto de venda Lojas e Cafetarias – Integração funcional dos pontos de venda de Loja e Cafetaria no modelo operacional da bilhética de forma a simplificar as operações e potenciar ações de cross e up-selling junto dos visitantes.
- Capacidade carga dos principais polos de visita sob gestão da Parques de Sintra – Implementação de técnicas avançadas de vídeo-monitorização de fluxos de visita no interior dos monumentos, nomeadamente, no Palácio da Pena.
- Dotar os espaços de experiências digitais – Continuar o percurso de valorização da visitação através da preparação de experiências digitais inovadoras e com recurso a diferentes tecnologias: técnicas imersivas, realidade aumentada e modelação 3D.
- Controlo de acessos (eliminação de chaves) – Implementação de soluções seamless de suporte ao acesso de colaboradores e gestão operacional de locais e espaços.
- Online ChatBot AI – Integração de ferramentas avançadas de conversação virtual de suporte ao Serviço ao Visitante e ações de comunicação.
- Análise e monitorização da “Visitors Journey” - Implementação de processos de AI para monitorização da jornada do visitante.
- Gestão remota de conteúdos e monitorização de audiências em CorporateTV - Implementação de ferramentas de gestão de conteúdos e análise audiências como técnicas de cross e up-selling.
- Desmaterialização de toda a documentação por plataforma de recebimento eletrónico de documentos – Desenvolvimento de nova solução de tramitação digital de processos que agilize e assegure a conformidade dos mesmos, incluindo ligação a portais de compras públicas e publicação de contratos públicos.
- Desenho dos processos da DAF em ferramenta digital - Implementação de solução que permita à Direção Administrativa e Financeira o eficaz controlo e monitorização de todas as tarefas e processos sob sua alçada.
- Software de desenho e controlo de riscos empresariais - Implementação de solução de otimização e melhoria de processos, associando impactos, riscos e metidas de mitigação por tarefas orientadas.
- Controlo de Caixas – Desenvolvimento de ferramentas avançadas de controlo e recebimento de caixa com integração em sistema de bilhética.
- Power BI - Criação de metodologias e ferramentas para a criação de dashboards de análise financeira e operacional interna e agilização do reporte externo para auditorias e stakeholders institucionais.
- Reconciliação Bancária - Criação e otimização de processos automáticos de reconciliação bancária.