21-23 Nov: acessos condicionados no Palácio e Jardins de Queluz. Saiba mais | 22Out-20Nov: trabalhos nos Jardins de Queluz. Saiba mais | Época festiva: encerramento no Natal e na Passagem de Ano. Saiba mais 

ATT – Acelerar e Transformar o Turismo

Agenda

ATT – ACELERAR E TRANSFORMAR O TURISMO

Líder do Consórcio

PESTANA MANAGEMENT

Descrição da Agenda

Inovação na jornada do cliente e na oferta do turismo, construindo um destino seguro, saudável e sustentável. Nova geração de oferta e soluções para aeroportos, hotelaria, mobilidade, experiências turísticas, entre outros.

Objetivos

  • Digitalização das operações das empresas
  • Novos sistemas de fluxos de dados de gestão do território
  • Serviços mais sofisticados para turistas
  • Sustentabilidade de operações, edificado e transportes
  • Gestão eficiente de recursos energéticos e da água.

Resultados esperados na Parques de Sintra

  • Sistema de Bilhética – Desenvolvimento de um Sistema de Bilhética inovador, que permita diversificar a oferta e acomodar a procura, melhorando a experiência do visitante reduzindo as fricções típicas da aquisição e check-in.
  • Software de gestão de eventos – Desenvolvimento de um Sistema de CRM que  permita ajustar a oferta à procura, manter a relação 360º com o cliente e gerir as operações in-house de forma flexível e automatizada, reduzindo custos e impactos.
  • App rádio-guias e áudio-guias - Desenvolvimento de um Sistema de visitas guiadas para grupos assente em equipamentos móveis dos utilizadores, que substitua os equipamentos de emissão/receção tradicionais.
  • Visitantes no Parque da Pena – Desenvolvimento de ferramentas e metodologias avançadas que promovam a fruição dos ambientes exteriores do polo da Pena, nomeadamente do seu Parque, aumentando os seus índices de visitação.   
  • Reformulação do ponto de venda Lojas e Cafetarias – Integração funcional dos pontos de venda de Loja e Cafetaria no modelo operacional da bilhética de forma a simplificar as operações e potenciar ações de cross e up-selling junto dos visitantes.
  • Capacidade carga dos principais polos de visita sob gestão da Parques de Sintra – Implementação de técnicas avançadas de vídeo-monitorização de fluxos de visita no interior dos monumentos, nomeadamente, no Palácio da Pena.
  • Dotar os espaços de experiências digitais – Continuar o percurso de valorização da visitação através da preparação de experiências digitais inovadoras e com recurso a diferentes tecnologias: técnicas imersivas, realidade aumentada e modelação 3D.
  • Controlo de acessos (eliminação de chaves) – Implementação de soluções seamless de suporte ao acesso de colaboradores e gestão operacional de locais e espaços.
  • Online ChatBot AI – Integração de ferramentas avançadas de conversação virtual de suporte ao Serviço ao Visitante e ações de comunicação.
  • Análise e monitorização da “Visitors Journey” - Implementação de processos de AI para monitorização da jornada do visitante.
  • Gestão remota de conteúdos e monitorização de audiências em CorporateTV - Implementação de ferramentas de gestão de conteúdos e análise audiências como técnicas de cross e up-selling.
  • Desmaterialização de toda a documentação por plataforma de recebimento eletrónico de documentos – Desenvolvimento de nova solução de tramitação digital de processos que agilize e assegure a conformidade dos mesmos, incluindo ligação a portais de compras públicas e publicação de contratos públicos.
  • Desenho dos processos da DAF em ferramenta digital - Implementação de solução que permita à Direção Administrativa e Financeira o eficaz controlo e monitorização de todas as tarefas e processos sob sua alçada.
  • Software de desenho e controlo de riscos empresariais  - Implementação de solução de otimização e melhoria de processos, associando impactos, riscos e metidas de mitigação por tarefas orientadas.
  • Controlo de Caixas – Desenvolvimento de ferramentas avançadas de controlo e recebimento de caixa com integração em sistema de bilhética.
  • Power BI -  Criação de metodologias e ferramentas para a criação de dashboards de análise financeira e operacional interna e agilização do reporte externo para auditorias e stakeholders institucionais.
  • Reconciliação Bancária - Criação e otimização de processos automáticos de reconciliação bancária.
Logos Site

Detalhes

Entidade beneficiária

Parques de Sintra - Monte da Lua, S.A.

Data de início

1 outubro 2021

Data de conclusão

31 dezembro 2025

Investimento da Agenda

128.674.296,73€

Investimento total

1.229.750,00€

Apoio PRR

309.100,00€