Época festiva: encerramento no Natal e na Passagem de Ano. Saiba mais 

Escola Portuguesa de Arte Equestre promove nova edição do ciclo de workshops

26 nov. 2024

Lançados em 2024, os workshops teórico-práticos levados a cabo pela Escola Portuguesa de Arte Equestre (EPAE) vão ter um novo ciclo em 2025. Nestas sessões formativas com especialistas na área, que serão dedicadas a quatro temas diferentes, o objetivo da EPAE é partilhar conhecimento com todos os que pretendem saber mais sobre a arte equestre portuguesa e o Cavalo Puro-Sangue Lusitano. Os workshops vão decorrer entre fevereiro e novembro, em quatro sábados, das 9h00 às 18h30. Começam com a parte teórica, no Auditório do Palácio Nacional de Queluz, com visita à Biblioteca de Arte Equestre D. Diogo de Bragança, VIII Marquês de Marialva, e terminam no Picadeiro Henrique Calado, em Belém, com a componente prática.

 

Este novo ciclo de workshops arranca a 22 de fevereiro com o tema “Arte de Marialva: o ensino do cavalo, da criação à Alta Escola”. Será abordado o processo de treino de um cavalo Alter, desde a sua seleção, maneio e desbaste na Coudelaria de Alter até atingir o mais alto nível na Escola Portuguesa de Arte Equestre; um processo demorado e progressivo que combina a preparação física e muscular com o desenvolvimento da dimensão artística.

 

A 21 de junho, realiza-se o workshop “A Baixa Escola e o Trabalho à Guia, à Mão e à Vara”. Excluindo o trabalho à guia, a equitação praticada sem se montar a cavalo é cada vez mais rara e o trabalho à mão tem sido progressivamente abolido da prática equestre. No entanto, na EPAE, o trabalho à mão continua a fazer parte do quotidiano. Nesta sessão formativa, os participantes poderão aprender mais sobre o método usado na Escola, um dos últimos locais que conservam estas técnicas.

 

No dia 20 de setembro, a formação, ministrada em parceria com a Faculdade de Medicina Veterinária – Universidade de Lisboa, incidirá nos “Princípios Básicos de Biomecânica e Treino do Cavalo”. Será uma oportunidade para aprender como os mais recentes conhecimentos da biomecânica equina, bem como da nutrição, podem influenciar a prática da equitação e o treino do cavalo numa perspetiva profissional.

 

Finalmente, a 15 de novembro, decorre o workshop “Criação e Seleção do Cavalo Lusitano para a Arte Equestre e para o Ensino/Dressage”, em colaboração com a Associação Portuguesa de Criadores do Cavalo Puro-Sangue Lusitano. Na última sessão formativa do ciclo, centrada na criação, no maneio e no treino desta raça de cavalos, os especialistas partilharão com os participantes os conhecimentos e os métodos de treino mais adequados para a utilização profissional do Cavalo Puro-Sangue Lusitano, quer enquanto consumado “artista”, quer enquanto “atleta” de alta competição.

 

Estes workshops são dirigidos a praticantes, atletas federados e treinadores de equitação da Federação Equestre Portuguesa; a estudantes do ensino superior e profissional; e ao público em geral interessado nas temáticas em causa. Cada dia de formação custa 100€. Os bilhetes estão à venda no site da Parques de Sintra. 

Mariana Boavida Com Dihário, Créditos Rita Fernandes Bx