Palácios de Sintra com visitas técnicas e workshops no âmbito dos Dias Abertos Artes & Ofícios | Novo Design

08 mai. 2024

No fim de semana de 18 e 19 de maio, a Parques de Sintra promove diversas visitas técnicas e workshops nos Palácios Nacionais da Pena, de Queluz e de Sintra, no âmbito da sua participação na 3ª edição dos Dias Abertos Artes & Ofícios | Novo Design, iniciativa integrada nas Journées Européennes des Métiers d’Art (JEMA) / Jornadas Europeias das Artes & Ofícios, no ano em que Portugal é País de Honra.

 

Nestas atividades, dedicadas a temas como azulejos, pintura decorativa e estuques, técnicos da Parques de Sintra especializados em ofícios tradicionais fundamentais na conservação e restauro do património, em conjunto com profissionais externos que colaboram com a empresa em projetos específicos, vão partilhar com o público o seu know-how, abordando as técnicas e os materiais que empregam no dia-a-dia para garantir que estes monumentos nacionais conservam o seu esplendor.

 

No sábado, dia 18 de maio, às 10h00, o primeiro workshop é subordinado ao “Restauro de Azulejos na Sala dos Brasões do Palácio de Sintra”. Estimulando a observação e o contacto com os materiais, a equipa de restauradores do Palácio Nacional de Sintra vai apresentar as diferentes fases do processo de restauro, explicar como se produz um azulejo e quais os cuidados de conservação e salvaguarda deste elemento decorativo.

 

Seguem-se duas visitas, às 10h30, no Palácio Nacional da Pena. “O restauro da pintura decorativa nas Salas de Passagem do Palácio da Pena” incide no trabalho de conservação e restauro levado a cabo pela Parques de Sintra nestas divisões e nas técnicas de pintura ali utilizadas no século XIX. Já na visita “O Mecanismo do Relógio da Torre do Palácio da Pena”, que conta com a colaboração do Mestre Relojoeiro Hermínio Nunes, o público terá a oportunidade de seguir as ações de manutenção que todos os meses são efetuadas no mecanismo do relógio monumental da torre do Palácio, ficando a conhecer, igualmente, o projeto que permitiu a sua recuperação.

 

 “A Arte dos Estuques do Gabinete Árabe do Palácio da Pena” é o tema da última visita deste dia, agendada para as 14h30. Num espaço cujos revestimentos estão a ser recuperados, a equipa de manutenção de conservação e restauro da empresa vai expor como se processa este trabalho altamente especializado.

 

No dia 19 de maio, domingo, decorrem três visitas no Palácio Nacional de Queluz. “O Órgão da Capela do Palácio de Queluz” é a primeira, às 10h30, e será dedicada ao restauro deste instrumento histórico do século XVIII, que vai regressar ao local original ao fim de mais de um século. O Mestre Organeiro Dinarte Machado, que está a colaborar com a Parques de Sintra neste projeto, vai explicar como está a recuperar o órgão e quais as intervenções para adequar o espaço à instalação do instrumento. 

 

No período da tarde, às 14h30, decorre a visita "Intervenção Lustres – Baixar Lustres no Pavilhão D. Maria do Palácio de Queluz e a arte de facetar vidro", cujo objetivo é dar a conhecer o meticuloso trabalho de conservação e restauro que, integrando a modernização do ponto de vista da segurança e adequação aos espaços onde se encontram, permite que o vasto conjunto de luminárias históricas deste Palácio mantenha o brilho de outros tempos.

 

Por fim, às 16h00, abordam-se as "Técnicas de douramento no Palácio de Queluz", destacando a talha dourada, elemento fundamental na estética do período barroco e rococó, que contribui em muito para conferir sumptuosidade aos interiores. Esta atividade de observação e contacto com os materiais, dinamizada pela equipa de restauradores do Palácio de Queluz, pretende apresentar as diferentes fases do processo de douramento, técnicas e materiais utilizados.

 

Continuando a temática das artes decorativas, à mesma hora, mas no Palácio Nacional de Sintra, a Parques de Sintra encerra a sua participação na iniciativa com o "Workshop: a técnica de fingidos nos vãos do Palácio de Sintra – a arte de fingir no século XIX". Em conjunto com a equipa de restauradores do monumento, os participantes poderão aprender mais sobre as técnicas e processos usados naquela época para obter surpreendentes e sofisticados fingidos de madeira.

 

Todas as visitas/workshops têm a duração de cerca de uma hora. Para participar, basta adquirir os bilhetes online, no site da organização, pelo valor de 10,89€. O valor das inscrições reverte parcialmente para as entidades parceiras dos Dias Abertos Artes & Ofícios | Novo Design, contribuindo, assim, diretamente para a valorização e para a continuidade destas práticas artísticas.

 

Os Dias Abertos Artes & Ofícios | Novo Design são um projeto Spira – revitalização patrimonial, que decorre todos os anos, entre abril e maio, ao longo de 6 fins-de-semana. Contando com uma programação cultural diversificada, distribuída por todas as regiões de Portugal Continental e Açores, convidam o público a contactar com artesãos e a experienciar práticas tradicionais que importa preservar.

Noticia Corredor Das Mangas PNQ Ext PSML Jose Marques Silva