Saiba mais sobre as condições de visita após o temporal de 19-20 de março. 

Especialistas internacionais debatem “O Lazer e o Prazer nas Residências de Corte Ibéricas” na próxima edição da Sintra Summer School

27 mar. 2025

Após o sucesso da primeira edição, realizada em 2024, a Sintra Summer School regressa aos Palácios Nacionais de Sintra, de Queluz e da Pena, de 1 a 5 de setembro deste ano, para debater um novo tema: “O Lazer e o Prazer nas Residências de Corte Ibéricas (séculos XV-XVIII)”. O curso contará com especialistas que se têm dedicado a estudar estas matérias no contexto das cortes ibéricas e é organizado conjuntamente pela Parques de Sintra; a Universidad Complutense de Madrid; a Fundación Carlos de Amberes; o CHAM – Centro de Humanidades, FCSH/Nova, UAç; a Falcoaria Real | Câmara Municipal de Salvaterra de Magos; e o Institut Universitaire de France.

 

Para além das residências principais, as cortes reais europeias mantinham uma rede de propriedades satélite destinadas ao lazer e ao prazer, funcionando como espaços fundamentais para os monarcas e a sua estrutura cortesã. Estes locais históricos, atualmente reconhecidos como destinos turísticos emblemáticos, têm sido objeto de crescente interesse académico pelo seu papel na diplomacia da Época Moderna, na construção de redes sociais aristocráticas e na afirmação da magnificência principesca. Investigação recente tem aprofundado a análise das dimensões organizacionais das estadias da corte, das atividades nelas desenvolvidas, das dinâmicas sociais promovidas e das experiências sensoriais dos seus intervenientes.

 

A Sintra Summer School 2025 reúne especialistas nacionais e internacionais dedicados ao estudo do lazer e do prazer no contexto das cortes ibéricas, articulando o seu conhecimento com os excecionais espaços históricos vocacionados para o entretenimento dos monarcas e das cortes. As sessões principais abordarão festividades e banquetes, música, teatro, dança, arte equestre, falcoaria e outras expressões da cultura cortesã.

 

Este programa imersivo, que inclui um workshop de danças de corte e oportunidades exclusivas para assistir a demonstrações de arte equestre e falcoaria, proporciona aos participantes uma oportunidade única para examinar e debater as dimensões culturais e espaciais do prazer e do lazer nos contextos palacianos de Espanha e Portugal. Neste âmbito, a história e as vivências dos Palácios Nacionais de Sintra, de Queluz e da Pena, que acolhem o curso, são objetos de estudo incontornáveis, pelo que o programa inclui, igualmente, visitas a estes monumentos.

 

Com esta nova edição da escola de verão, a Parques de Sintra dá continuidade à sua missão de investigar, produzir e disseminar conhecimento sobre o património que tem ao seu cuidado, contando com a colaboração de prestigiadas instituições de ensino nacionais e estrangeiras.

 

A Sintra Summer School destina-se a estudantes de licenciatura, de mestrado e de doutoramento em história, história da arte, museologia e património; profissionais da área do património e dos museus; e ao público em geral com um interesse específico pelo tema. Tratando-se de um curso internacional, a língua de trabalho será o inglês. As candidaturas às 30 vagas disponíveis decorrem até 28 de abril e devem ser formalizadas no site da Parques de Sintra ou através do email [email protected]. Requerem a submissão do formulário de inscrição devidamente preenchido, CV e carta de motivação. Os participantes selecionados serão informados durante o mês de maio.

SSS25 Site2