Saiba mais sobre as condições de visita após o temporal de 19-20 de março. 

Visita exclusiva revela o lado desconhecido do Palácio Nacional de Sintra

08 abr. 2025

No Palácio Nacional de Sintra, são muito os espaços que se escondem dos olhares de quem faz o percurso de visita regular. No próximo dia 20 de abril, domingo de Páscoa, no âmbito da programação Sintra PH30, que convida os jovens a comemorar os 30 anos da classificação da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade pela UNESCO, será possível descobrir alguns desses locais, durante uma visita que conta as histórias distintas, mas entrelaçadas, de quem detinha o poder e de quem assegurava o funcionamento diário do Paço Real.

 

Das 10h30 às 12h30 e das 15h00 às 17h00, a visita guiada da tipologia Open Heritage “O Outro Lado do Palácio Nacional de Sintra: das Vivências Reais aos Espaços de Serviço” percorre tanto as grandes salas, como os pisos inferiores – onde, durante séculos, centenas de pessoas garantiram que nada faltava na ostentosa vida palaciana –, desvendando as vivências destes dois mundos diferentes que habitaram o Paço de Sintra.

 

Noutros tempos, eram aqui servidas as melhores iguarias do reino. Por isso, a visita termina com um apontamento doce típico da região sintrense.

 

A programação SINTRA PH30, que decorre ao longo de 2025, é composta por atividades exclusivas e tem como grande objetivo aproximar os jovens do património cultural, proporcionando-lhes experiências de exploração da natureza e dos monumentos de Sintra repletas de aventura, mistério e diversão.

 

As ações programadas dividem-se em quatro tipologias: HERITAGE SPORTS, com Gincanas do Património, Provas de Orientação, Geocaching, BTT e Caminhadas; ODD HERITAGE, com Escape Room, Murder Mystery e Ghost Experience em alguns dos monumentos mais emblemáticos de Sintra; OPEN HERITAGE, com visitas aos bastidores ou a estaleiros-abertos de intervenções de conservação e restauro em curso; e TALKS, um conjunto de conversas sobre património cultural e natural, precedidas de uma breve atuação musical ao piano e complementadas por visitas.

 

A programação pode ser consultada na plataforma Sintra PH30, onde estão disponíveis as inscrições para as atividades (cuja capacidade é limitada), pelo custo simbólico de 1€ por participante.

 

Todos os participantes da programação SINTRA PH30 podem habilitar-se a prémios adicionais, caso marquem presença em 5 das 30 ações previstas para o ano de celebração do trigésimo aniversário da classificação pela UNESCO da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade.

 

Na plataforma Sintra PH30, há, ainda, quizzes para aprender mais sobre o património de Sintra, bem como pistas determinantes para as atividades no terreno.

 

As celebrações do 30º aniversário da classificação da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade pela UNESCO são da responsabilidade da Parques de Sintra, Câmara Municipal de Sintra e Fundação Cultursintra. 

Nova Ze