Programa Sintra PH30 - A fauna da Paisagem Cultural de Sintra em debate

10 jan. 2025

O ano em que se celebra o trigésimo aniversário da classificação pela UNESCO da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade será de festa, com 30 iniciativas em 12 meses, dirigidas especialmente aos jovens, inseridas nas comemorações da responsabilidade da Parques de Sintra, Câmara Municipal de Sintra e Fundação Cultursintra. 

 

Inovadora, divertida, desafiante e digital, a programação SINTRA PH30, para os mais jovens, arranca já este sábado, dia 11 de janeiro, às 14h00, com a TALK “Vertentes da Paisagem Cultural: Fauna”, no Parque e Palácio de Monserrate. Será a primeira iniciativa, já com lotação esgotada, de um ano de celebração que trará aos parques e monumentos atividades inéditas e que culminará, em dezembro de 2025, com a Festa SINTRA PH30. 

 

Em janeiro, e ao longo do primeiro trimestre, terá lugar o programa de inverno. De forma original, combinam-se atividades ao ar livre, explorando a paisagem natural de Sintra, com propostas centradas no património edificado, que enveredam pela aventura e pelo mistério e que decorrem fora dos horários de funcionamento dos monumentos. 

 

As TALKS, conversas abertas entre uma jornalista e os profissionais da Parques de Sintra, com interação por parte da audiência, vão inaugurar a programação de cada estação do ano e serão dedicadas aos temas Fauna, Flora e Património Construído. Sempre na Sala da Música do Palácio de Monserrate, serão precedidas de uma breve atuação musical ao piano, que contribuirá para conferir à iniciativa a atmosfera informal que se pretende. Seguidamente, os participantes saem para o terreno, com visita a espaços habitualmente inacessíveis ou em regime de visitas exclusivas, e terminam em convívio na Quintinha de Monserrate, onde será servido um lanche que inclui pão quente feito no forno de lenha da quinta. Todo o percurso é acompanhado pelos biólogos, arquitetos paisagistas e conservadores-restauradores da Parques de Sintra, numa celebração do gosto de trabalhar em Património Cultural e Natural e na tentativa, também, de captar novos profissionais para o futuro. 

 

Logo de seguida, SINTRA PH30 propõe uma forma incomum de descoberta da história e do património de Sintra com a primeira ação da tipologia HERITAGE SPORTS: um Geocaching na Vila Sassetti, nos dias 18 e 19 de janeiro, em seis horários à escolha, entre as 10h00 e as 15h00. Aberto a todos, o Geocaching levará os curiosos a percorrer primeiramente o Palácio Nacional de Sintra, em busca da solução para o enigma das fundamentais coordenadas, avançando depois para o jardim em torno da Vila Sassetti, à procura dos caches cheios de história por conhecer. No regresso ao Palácio, há prémios para os vencedores e doces tradicionais de Sintra para todos os participantes. 

 

Continuando a privilegiar o protagonismo do visitante na sua experiência patrimonial, a programação SINTRA PH30 de inverno oferece ainda um imperdível Escape Room no Palácio Nacional de Sintra, nos dias 7 e 8 de fevereiro, no quadro das ações ODD HERITAGE. Centrando-se no infortúnio de D. Afonso VI, aprisionado durante 9 anos no Palácio, os visitantes serão convidados a conhecer mais aprofundadamente a História de Portugal através de uma experiência emotiva, fazendo recurso a todas as capacidades de raciocínio e obrigando a um ótimo trabalho de equipa. E, como não podia deixar de ser, só se tenta escapar de um Palácio já no escuro da noite... 

 

Por fim, e no âmbito do OPEN HERITAGE, nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro, 4 oportunidades para conhecer o Palácio Nacional de Sintra em várias vertentes: vidas ocultas; campanhas decorativas entre os séculos XV e XIX; o Tempo e o(s) Paço(s); e técnicas de fingidos. Sempre guiadas pelos profissionais da Parques de Sintra – conservadores, arquitetos e historiadores –, as ações OPEN HERITAGE abrem espaço e tempo ao detalhe, ao pormenor, à tematização, convidando a aprofundar particularidades deste espaço patrimonial. 

 

Todos os participantes da programação SINTRA PH30 podem, ainda, habilitar-se a prémios adicionais, caso marquem presença em 5 das 30 ações previstas para o ano de celebração do trigésimo aniversário da classificação pela UNESCO da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade. 

 

A programação pode ser consultada na plataforma Sintra PH30, onde estão disponíveis as inscrições para as atividades (cuja capacidade é limitada), pelo custo simbólico de 1€ por participante.

 

Na plataforma Sintra PH30, há, ainda, quizzes para aprender mais sobre o património de Sintra, bem como pistas determinantes para as atividades no terreno. Em fevereiro, inicia-se o Concurso Escolar que engloba informação disponibilizada na plataforma, visitas ao terreno e exposição de trabalhos finalistas, procurando colocar a tecnologia ao serviço da aprendizagem por parte dos mais jovens. 

 

Ao longo do ano, a programação SINTRA PH30 vai estruturar-se em torno destas três tipologias de ações: HERITAGE SPORTS, com Gincanas do Património, Provas de Orientação, Geocaching, BTT e Caminhadas; ODD HERITAGE, com Escape Room, Murder Mystery e Ghost Experience em alguns dos monumentos mais emblemáticos de Sintra; e OPEN HERITAGE, com visitas aos bastidores ou a estaleiros-abertos de intervenções de conservação e restauro em curso. 

 

As celebrações do 30º aniversário da classificação da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade pela UNESCO são da responsabilidade da Parques de Sintra, Câmara Municipal de Sintra e Fundação Cultursintra. 

PH30 Not INT