Parques de Sintra apresentou projeto de restauro do Convento dos Capuchos na Universidade de Cergy em Paris
07 jun. 2023
No âmbito da sua parceria com o projeto de investigação EXPER, financiado pela União Europeia, a Parques de Sintra participou na conferência internacional “Experiências Glocalizadas de Património: Imaginários e Apropriações de Sítios de Património Mundial Histórico e Religioso”, que decorreu na Universidade de Cergy, em Paris, França, nos dias 1 e 2 de junho.
Em representação da Parques de Sintra, Maria João de Sousa, coordenadora técnica, integrou o painel dedicado à “Preservação da Memória”, no qual fez uma apresentação − preparada em conjunto com João Sousa Rego, diretor técnico para o Património Construído da Parques de Sintra − do projeto de restauro do Convento dos Capuchos, com enfoque particular no imaginário coletivo e na recuperação da memória.
Distinguido com o Prémio da União Europeia para o Património Cultural / Prémios Europa Nostra 2022, na categoria Conservação e Reutilização Adaptativa, o projeto global de conservação, restauro e requalificação do Convento dos Capuchos englobou a recuperação do conjunto edificado e de todos os elementos construídos e decorativos do monumento, a beneficiação dos equipamentos de apoio à visita, assim como a valorização do enquadramento paisagístico.
Esta conferência foi o culminar da primeira fase do projeto EXPER, de outubro de 2021 a outubro de 2023. Durante os dois dias do evento foram apresentadas as primeiras conclusões do aprofundado processo de investigação que resulta da uma colaboração multidisciplinar entre a Universidade de Cergy – Paris (UMR Héritages) e o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Os estudos exploram a relação entre as representações e as experiências em sítios de Património Mundial que conjugam património e religião. Incidem na Paisagem Cultural de Sintra; na Abadia de Westminster; no Centro Histórico de Cracóvia; em Paris, Margens do Sena (Notre-Dame); e em Veneza e as suas Lagoas (São Marcos).