Parques de Sintra recupera revestimentos interiores da Cozinha Real do Palácio Nacional da Pena
24 out. 2023
No âmbito do plano de manutenção e conservação do Palácio Nacional da Pena, que prevê inspeções periódicas ao edifício a fim de identificar anomalias e prioridades de intervenção, a Parques de Sintra está a restaurar os revestimentos interiores da Cozinha Real.
Os trabalhos, que requerem um elevado grau de especialização e o conhecimento aprofundado do local e das técnicas construtivas tradicionais, incidem na recuperação dos rebocos e da pintura, que apresentava destacamentos. Os elementos em pedra estão a ser objeto de ações de limpeza − para eliminação da colonização biológica e da sujidade − e de preenchimento com argamassas. A intervenção contempla, ainda, a revisão de infraestruturas elétricas e a implementação do projeto de iluminação cénica do espaço.
Paralelamente, a equipa responsável fará um diagnóstico do estado de conservação dos elementos integrados, tais como fogões e estufas.
A Cozinha Real é a cozinha principal do Palácio Nacional da Pena e situa-se muito perto da Sala dos Veados, considerada a grande sala de banquetes do edifício. Quando a Família Real recebia um grande número de convidados, os alimentos eram preparados neste espaço de grandes dimensões. A cozinha estava equipada com três enormes fogões localizados na parede do fundo, a que correspondiam três chaminés no exterior. Atualmente, restam apenas dois. O espaço dispunha também de um forno instalado na torre cilíndrica no ângulo do edifício, cuja cobertura cónica, coroada por um elemento com colunas e com uma pequena cúpula bulbosa a simular um mirante islâmico, constitui a própria chaminé.
Prevê-se que os trabalhos em curso estejam concluídos até ao final do ano.