30 Out (a partir das 17h00): acessos condicionados no Palácio e Jardins de Queluz. Saiba mais | 22Out-20Nov: trabalhos nos Jardins de Queluz. Saiba mais | Época festiva: encerramento no Natal e na Passagem de Ano. Saiba mais 

Parques de Sintra volta a ser parceira do programa de inovação em turismo da Nova SBE

24 out. 2023

A Parques de Sintra participa novamente no programa “Check-In – Tourism Innovation on Campus”, promovido por dois institutos da Nova SBE (Nova School of Business & Economics) − o Haddad Entrepreneurship Institute e o Westmont Institute of Tourism and Hospitality − em parceria com o Turismo de Portugal. A iniciativa, que vai na sua 3ª edição, propicia o encontro entre startups e PME’s nacionais e internacionais do setor das Viagens e do Turismo, em busca de soluções inovadoras para impulsionar os seus negócios. As startups interessadas em apresentar as suas propostas, devem fazê-lo até ao próximo dia 29 de outubro, em www.checkinopen.pt.

 

Sendo a aposta na inovação uma das linhas orientadoras da estratégia da Parques de Sintra, a empresa decidiu participar na edição do ano passado do programa “Check-In – Tourism Innovation on Campus”, durante a qual desenvolveu um projeto piloto com a startup Zoomguide. Este trabalho conjunto resultou na implementação de uma aplicação web que recorre à inteligência artificial para dar a conhecer objetos expostos na ala manuelina do Palácio Nacional de Sintra de forma inovadora. Na sequência do bom acolhimento por parte dos visitantes, que destacam a facilidade de utilização e o valor acrescentado para a experiência de visita, decorrem negociações com a empresa parceira para estender o Zoomguide ao restante circuito expositivo do Palácio Nacional de Sintra e também a outros palácios geridos pela Parques de Sintra.

 

O balanço positivo do ano anterior leva a empresa a participar pela segunda vez no programa. Na presente edição, a Parques de Sintra procura parceiros com soluções tecnológicas que potenciem a experiência dos visitantes, com recurso a propostas imersivas e à inteligência artificial. O desenvolvimento de sistemas de recolha de feedback dessas experiências é outra prioridade.

 

Ao todo, são 17 os parceiros que integram o programa: Boost, Campigir, Cityrama, Details Hotels, Discovery Hotel Management, FeelsLikeHome, GuestCentric, HotelShop, Inatel, Newtour, Osiris, Parques de Sintra, Pousadas da Juventude, Tour Tailors, TravelStore, United Hotels e Visit Cascais.

 

O “Check-In – Tourism Innovation on Campus” arranca a 11 de dezembro com o evento imersivo Matchmaking. Durante dois dias, as startups pré-selecionadas terão oportunidade de apresentar as suas soluções às PMEs e entidades parceiras, ficando o desenvolvimento conjunto de projetos piloto para a fase seguinte da iniciativa, com a duração de três meses. Os resultados serão apresentados a 13 de março de 2024 durante o habitual Demo Day que encerra o programa.