Parques de Sintra divulgou as suas atividades e programação na AR-PA – Turismo Cultural em Valladolid
19 nov. 2024
Presença habitual na AR&PA – Bienal Ibérica de Património Cultural, a Parques de Sintra participou, entre 15 e 17 de novembro, em Valladolid, Espanha, na AR-PA – Turismo Cultural, que inaugurou um novo formato do certame no país vizinho.
No stand da Parques da Parques, os participantes tiveram oportunidade conhecer o património gerido pela empresa, as suas atividades e a sua programação. No espaço AR-PA Foro, dedicado a apresentações técnicas, debates e mesas redondas, a Parques de Sintra apresentou a sua programação para 2025, no âmbito da celebração dos 30 anos da classificação da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade.
Juntando empresas de design de equipamento e tecnologia; serviços de mediação; universidades e agentes de I&D; entidades públicas com responsabilidades no campo da cultura, do património cultural e do turismo; rotas temáticas; entre muitos outros expositores, o certame permitiu, igualmente, a partilha de conhecimento e o contacto com projetos inovadores.
Paralelamente, a AR-PA – Turismo Cultural dedicou uma parte da sua programação aos jovens e às famílias, com um conjunto de atividades que visaram divulgar o património cultural e promover o seu usufruto.
Este ano, o evento espanhol assumiu-se como feira internacional de património cultural, cultura e turismo cultural, passando a designar-se AR-PA – Turismo Cultural. Com esta transformação, a organização, que preconiza a gestão integral do património cultural, baseada tanto na conservação preventiva e sustentável, como nas ações que asseguram sua salvaguarda e promoção, reforçou o seu propósito de reunir os agentes atuantes no sector do património cultural – seja ele material ou imaterial – e, simultaneamente, gerar sinergias entre as áreas fundamentais da cultura e do turismo.
A AR&PA - Bienal Ibérica Património Cultural resulta da fusão da Bienal de la Restauración y Gestión del Patrimonio AR&PA, promovida pela Junta de Castilla & Leon e que ocorre em Valladolid desde 1998, com a Feira do Património, criada em 2013, em Portugal, pela Spira – revitalização patrimonial. Contando com uma área expositiva; diversas atividades científicas e profissionais; e uma programação social, lúdica e educativa; é um evento referência do setor do património cultural, ponto de encontro privilegiado e fórum de debate para profissionais e instituições que se dedicam a esta área.