Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Parques de Sintra marcou presença na AR&PA | Bienal Ibérica de Património Cultural

16 out. 2023

Entre 12 e 15 de outubro, a Parques de Sintra participou na AR&PA | Bienal Ibérica de Património Cultural. Esta edição da bienal itinerante por todo o território português decorreu em Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira, e foi dedicada ao tema “Tecnologia e Património”. O evento, com atividades gratuitas e abertas ao público em geral, promoveu o encontro entre entidades gestoras de património e parceiros tecnológicos. Durante quatro dias, debateu-se e refletiu-se sobre os atuais desafios da mediação cultural e o lugar das soluções tecnológicas como facilitadoras do encontro do património com o público e dos processos de gestão patrimonial.

 

Da vasta programação da bienal fez parte uma mostra expositiva, na qual a Parques de Sintra deu a conhecer a sua oferta de recursos digitais que proporcionam, a todos os públicos, oportunidades para aprofundar o seu contacto com o património e gerar relações afetivas com os locais.

 

A AR&PA incluiu, igualmente, conferências, oficinas de educação patrimonial e numerosas propostas de experiências culturais que levaram à descoberta da cidade de Angra do Heroísmo, inscrita pela UNESCO como Património Mundial há quatro décadas.

 

A bienal AR&PA é um projeto Spira - revitalização patrimonial que assenta no estabelecimento de parcerias com um conjunto de entidades públicas e privadas que apoiam diversas componentes do evento, das quais se destacam a Junta de Castela & Leão, a Comissão Nacional da UNESCO, a AICEP, a Direção Geral do Património Cultural, o Turismo de Portugal, a Fundação Millennium bcp e contando, desde sempre, com o Alto Patrocínio da Presidência da República.

 

A edição de 2023 contou com a colaboração da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas do Governo dos Açores e da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.

Bienal Arpa 2023 Int