Época festiva: encerramento no Natal e na Passagem de Ano. Saiba mais 

Parques de Sintra eleita Melhor Empresa do Mundo em Conservação

16 dez. 2021

A Parques de Sintra venceu o World Travel Award para “Melhor Empresa do Mundo em Conservação” (World’s Leading Conservation Company) pelo 9º ano consecutivo, vendo mais uma vez reconhecido, a nível internacional, o trabalho de excelência que todos os seus colaboradores desenvolvem, na gestão e salvaguarda de um património único, e ocorrendo esta distinção num momento particularmente difícil e desafiante, tendo em conta o esforço acrescido resultante da pandemia da Covid-19.

 

Os vencedores foram anunciados esta quinta-feira, 16 de dezembro, e para a Parques de Sintra a atribuição deste prémio assume uma importância acrescida, no atual contexto, já que, apesar da quebra acentuada de receitas, a empresa manteve-se como uma referência internacional de excelência na sua área de intervenção.

 

Sofia Cruz, Presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra, sublinha, precisamente, que “a atribuição deste novo prémio é um claro sinal de que o esforço e o trabalho de todas as equipas continuam a dar bons frutos e é muito dignificante voltar a receber esta distinção, pelo 9º ano consecutivo, em particular num momento especialmente exigente. Como é público, a pandemia da Covid-19 teve um efeito nefasto no setor do turismo e para uma empresa como a Parques de Sintra, em que os investimentos são concretizados apenas com base em capitais próprios, o desafio é ainda maior. Ao longo de 2020 e de 2021, temos levado a cabo um esforço de reinvenção que nos tem permitido manter os níveis de exigência de que não prescindimos no cumprimento da nossa missão. Ser considerada a melhor empresa do mundo, na área de conservação, é também mais um estímulo para continuarmos o nosso trabalho sob o signo da excelência”.

 

Aquando do surgimento da pandemia da Covid-19, a Parques de Sintra deu início a um projeto de reinvenção que passou por uma forte aposta nos conteúdos digitais e que incluiu, por exemplo, a venda de bilhetes online; o audioguia Cloudguide, que disponibiliza conteúdos multimédia de apoio à visita aos monumentos no telemóvel do próprio visitante; a experiência multimédia gratuita “Visita 360º ao Palácio Nacional de Sintra”, que proporciona uma inovadora visita virtual ao monumento; e a ferramenta digital “Linhas do Tempo”, acessível, interativa e também gratuita, que permite explorar linhas cronológicas que enquadram os acontecimentos mais relevantes para a compreensão dos Palácios de Sintra. Apostou igualmente no reforço da presença nas redes sociais e na adaptação da oferta de experiências e serviços. Os novos programas propostos foram, entre outros, as “Visitas aos Bastidores”, conduzidas por técnicos da Parques de Sintra; os “Roteiros na Natureza”, caminhadas de meio-dia ou de dia inteiro e “Visitas em Exclusivo”, que oferecem a possibilidade de visitar os palácios em exclusividade antes da sua abertura ao público ou depois do seu encerramento.

        

As medidas adotadas e, também, o abrandar da situação pandémica permitiram, a partir do mês de abril, um regresso gradual dos visitantes aos parques e monumentos geridos pela Parques de Sintra. O aumento foi mais significativo entre os meses de julho e outubro, registando-se mais de 660.000 visitas, o que representa uma subida de 145% em relação ao mesmo período de 2020. A maioria dos visitantes é estrangeira, mas também o público nacional foi contribuindo para essa subida. Ainda assim, os números continuam longe dos registados na pré-pandemia, com menos cerca de 60% de entradas em relação a 2019.

 

Os World Travel Awards visam reconhecer e premiar e celebrar a excelência em todos os setores do turismo. Contando com concorrentes de todo o mundo, os prémios representam uma das distinções mais importantes que as empresas deste ramo podem receber, sendo a marca reconhecida globalmente como selo de qualidade. A votação é realizada pelo público em geral e por profissionais do turismo.

WTA Winner NOTICIA INTERIOR