Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Novo welcome center do Parque da Pena já está em funcionamento

03 jul. 2024

No âmbito do projeto de requalificação da entrada principal do Parque da Pena e dos edifícios adjacentes, a Parques de Sintra concluiu o novo welcome center, que já está ao dispor dos visitantes no edifício à direita do portão. Neste espaço, podem usufruir de uma área de conteúdos informativos referentes ao Parque e Palácio Nacional da Pena, esclarecer dúvidas no gabinete de apoio ao visitante, comprar bilhetes e utilizar a nova zona de cacifos, que conta com 50 unidades.

 

Com vista à instalação do novo welcome center, tanto o interior do edifício (paredes, pavimentos, tetos e vãos), como o exterior foram recuperados e adaptados às novas funções, tendo-se optado pela utilização recorrente da madeira, para conseguir um ambiente quente e acolhedor.

 

A entrada principal do Parque da Pena é um ponto fundamental no processo de receção, informação e encaminhamento de visitantes, quer para o Parque, quer para o Palácio Nacional da Pena, pelo que a Parques de Sintra decidiu apostar na sua beneficiação e na reorganização dos serviços que ali são prestados. Concluída a intervenção, que obedeceu ao princípio da conjugação da funcionalidade com a preservação da identidade histórica e arquitetónica, que rege todos os projetos de conservação e restauro levados a cabo pela empresa, o espaço apresenta, agora, melhores condições para visitantes e colaboradores da empresa e convida à fruição.

 

Os trabalhos nesta área incluíram, também, a reabilitação do interior e do exterior do edifício situado à esquerda do portão – onde funcionam vários serviços de apoio à operação diária do Parque e Palácio da Pena –, bem como das instalações sanitárias adjacentes; a recuperação do portão, do sino e dos candeeiros de iluminação exterior; e a conservação e restauro das cantarias.

 

No Parque de Merendas das Camélias, localizado junto à paragem do transfer que faz o transporte de visitantes entre a entrada do Parque da Pena e o Palácio, foram instalados um quiosque com máquinas de vending e novas mesas de merendas.

 

A renovação da Casa dos Jardineiros está, igualmente, concluída. O edifício, que tem um refeitório para os colaboradores da empresa e espaços de arrumos de apoio aos jardineiros, está, agora, mais confortável e funcional.

 

Em breve, as bilheteiras que funcionaram no exterior do Parque da Pena serão retiradas e o local será repavimentado, dando origem a uma nova zona de estar e melhorando as condições de acessibilidade.

 

Ao todo, para concretizar estes trabalhos, a Parques de Sintra investiu 632 mil euros.

 

Na última década, os parques e monumentos administrados pela Parques de Sintra receberam cerca de 25 milhões de visitas, tendo a empresa investido 40 milhões de euros no património edificado e natural à sua guarda. Sem recorrer ao orçamento de Estado, a Parques de Sintra aposta num modelo de gestão pioneiro que assenta na capacidade de o património gerar receitas que são depois reinvestidas na sua recuperação e manutenção. Continuando na mesma linha de atuação, futuramente, a empresa prevê investir mais cerca de 30 milhões de euros na valorização dos parques e monumentos que gere.

E7A1876©PSML Jose Marques Silva Bx
E7A1872©PSML Jose Marques Silva Bx
E7A1859©PSML Jose Marques Silva Bx