Restauro das fachadas sudeste e nordeste do Palácio da Pena está em curso
19 dez. 2024
A Parques de Sintra deu início ao projeto de conservação e manutenção das fachadas Sudeste e Nordeste da entrada do Palácio Nacional da Pena. A intervenção visa recuperar os revestimentos em argamassa e conservar os materiais pétreos das fachadas, designadamente, os arcos, as colunas e o portal em calcário da entrada principal; elementos que são profusamente decorados.
Os trabalhos incidem no corpo amarelo da zona norte do edifício e têm como objetivo repor a cor que caracteriza estas fachadas. Recorrendo às técnicas e materiais tradicionais, semelhantes aos que foram utilizados na construção do Palácio, os revestimentos em argamassa serão estabilizados e restaurados. Os elementos em pedra serão objeto de ações de estabilização e de conservação.
A intervenção em curso enquadra-se no Plano de Gestão e salvaguarda do Palácio Nacional da Pena, cujo objetivo primordial é assegurar a conservação e autenticidade deste conjunto edificado, contribuindo, simultaneamente, para a melhoria da experiência de visita. Estes trabalhos implicam um investimento de 150 mil euros e vão prolongar-se até junho de 2025.