Época festiva: encerramento no Natal e na Passagem de Ano. Saiba mais 

Nova visita guiada revela bastidores do Palácio Nacional de Sintra

25 jan. 2024

Neste início de ano, há mais um motivo para regressar ao milenar Palácio Nacional de Sintra. A nova visita guiada “O outro lado do Palácio de Sintra: das vivências reais aos espaços de serviço”, com sessões marcadas para 4 de fevereiro e 3 de março (dois domingos), sempre às 15h00, vai muito além do percurso de visita regular e desvenda o que se esconde para lá dos espaços onde todos os dias circulam centenas de visitantes.

 

Partindo da história e das vivências de quem habitou o Paço de Sintra ao longo dos séculos, os participantes são convidados a descobrir dois lados distintos do Palácio, mas interdependentes: o lado visível, de quem exercia o poder, e o lado invisível, dos que, nos bastidores, garantiam o funcionamento diário do Palácio e serviam a Família Real e a Corte. A viagem faz-se entre as grandes salas sociais, hoje integradas no circuito expositivo do monumento, e os espaços escondidos para lá dessas paredes, que guardam as memórias dos ali habitaram e trabalharam para garantir que nada faltava na sumptuosa vida palaciana.

 

Na cozinha, marcada pelas enormes chaminés, revelam-se os pormenores da preparação dos grandes banquetes, nos quais eram servidas as melhores iguarias do reino. Evocando a importância da gastronomia na história do Paço de Sintra, a visita termina com um apontamento doce típico da região.

 

A visita guiada “O outro lado do Palácio de Sintra: das vivências reais aos espaços de serviço” tem a duração aproximada de duas horas. Os bilhetes custam 10€ e vendem-se exclusivamente no site da Parques de Sintra.

 

Ao longo dos últimos anos, a Parques de Sintra tem investido na qualidade da experiência de visita e na oferta de uma programação diversificada, promovendo numerosas iniciativas dedicadas à música, ao cinema, ao teatro e à arte equestre, com múltiplas propostas que tiram partido da memória histórica dos monumentos e dos ambientes diferentes que o património natural proporciona no decorrer das estações, convidando à sua fruição ao longo de todo o ano. Pretende-se que quem visita o património sob gestão da empresa encontre sempre novos motivos de interesse, ou seja, espaços vivos, em permanente atualização e reinvenção, onde existe sempre algo novo para fazer e para conhecer. Um património de todos, para todos.

Nova Ze