Sintra celebra o tradicional magusto, os cogumelos e outras maravilhas da estação
04 nov. 2024
Há maravilhas da natureza que são exclusivas do outono. Novembro é o mês ideal para aproveitá-las ao máximo, pelo que a programação da Parques de Sintra para este mês dedica especial atenção a esta temática. Para celebrar o São Martinho e a castanha, rainha da estação, há um magusto à moda antiga na Quintinha de Monserrate. No Parque da Pena, esta é a melhor altura para apreciar as formas e cores dos cogumelos durante um passeio. Outro lugar que vale a pena explorar é a mata relíquia do Convento dos Capuchos, cuja magia é adensada pela cores e aromas desta época. Para as abelhas, outono não é sinónimo de menos trabalho. Na Quintinha de Monserrate, será possível aprender mais sobre elas e sobre o trabalho dos apicultores.
Antecipando o Dia de São Martinho, na Quintinha de Monserrate, no dia 10 de novembro, domingo, às 10h30, recria-se o tradicional magusto, na companhia de divertidos personagens, típicos saloios da região de Sintra. “A Quintinha celebra o Magusto” convida as famílias a celebrar esta data, participando não só na preparação da festa, mas também nas restantes tarefas do dia a dia na quinta. No final, saboreiam-se castanhas quentes e boas, com sal ou erva-doce, assadas à maneira antiga e com broas de castanha a acompanhar. O magusto completa-se com a lenda de S. Martinho contada com recurso a marionetes.
No luxuriante Parque da Pena, os protagonistas mais fascinantes da estação são os cogumelos. Estes misteriosos organismos não são animais nem plantas e assumem variadas formas e cores. No dia 30 de novembro, sábado, às 10h00, o passeio “Cogumelos e outros fungos no Parque da Pena”, conduzido por João Luís Baptista-Ferreira, micólogo e Professor Jubilado de Micologia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, será uma oportunidade para observar a grande diversidade micológica da Serra de Sintra e perceber o papel vital deste grupo único de organismos na sobrevivência dos ecossistemas.
Noutro ponto da Serra de Sintra, há uma floresta que se torna ainda mais deslumbrante sob a luz dourada do outono: a mata relíquia do Convento dos Capuchos, que chegou até nós graças aos frades franciscanos que ali habitaram e a preservaram por via do seu profundo respeito pela natureza. A 9 de novembro, às 15h00, o programa “A Floresta dos Frades” leva à descoberta deste lugar místico, onde os frades encontravam alimento e remédio para o corpo e para o espírito. Após a visita ao Convento, os participantes são desafiados a penetrar na mata para, envolvidos pelas cores e pelos aromas da estação, partirem à descoberta das principais espécies de árvores e plantas que a compõem.
Ao longo do ano, o trabalho das abelhas nunca acaba e o outono não é exceção. Na Quintinha de Monserrate, é possível vê-las em ação, conhecê-las melhor e saber mais sobre a apicultura. A atividade “Um dia quero ser apicultor”, agendada para 17 de novembro, às 15h00, começa com uma breve palestra sobre o mundo das abelhas, que dá a conhecer ao pormenor os habitantes da colmeia, as suas funções e o que produzem. De seguida, já no apiário e equipados como verdadeiros apicultores, com fatos de proteção e luvas, os participantes podem observar o interior de uma colmeia, as diferentes abelhas, o mel, o pólen e os favos onde vivem.