Trio de Jazz de Loulé e Jorge Rossy apresentam concerto inédito no Jazz em Monserrate
17 set. 2024
No Parque de Monserrate, em Sintra, no próximo fim de semana, prosseguem os dias de “Natureza e Jazz com os pés na relva”. À hora do pôr-do-sol, mas precisamente às 19h00, sobem ao palco do Jazz em Monserrate o Trio de Jazz de Loulé e o músico catalão Jorge Rossy, para um concerto inédito e irrepetível, a 20 de setembro, sexta-feira. No sábado, à mesma hora, apresenta-se o duo constituído pelo guitarrista brasileiro Augusto Baschera e pelo pianista português João Bernardo. O programa inclui, ainda, uma nova sessão do concerto para famílias e uma masterclasse gratuita com Jorge Rossy.
Um concerto que junta em palco o Trio de Jazz de Loulé e o conceituado baterista e, também, vibrafonista Jorge Rossy é um acontecimento único. O Trio de Jazz de Loulé, com João Pedro Coelho ao piano, António Quintino no contrabaixo e João Lopes Pereira na bateria, tem como principais objetivos o de explorar a versatilidade de estilos a interpretar e o de comunicar a linguagem do jazz a um público cada vez mais alargado e heterogéneo, convidando diferentes músicos solistas para, em conjunto, interpretarem algum do seu repertório. Neste festival, irão atuar, pela primeira vez, com Jorge Rossy, numa colaboração que marcará certamente esta edição.
Unindo influências dos dois lados do Atlântico, o duo composto pelo guitarrista brasileiro Augusto Baschera e pelo pianista português João Bernardo foi formado em 2018 e conta com a edição de dois álbuns intitulados “Grey City” (2020) e “Tempos e Lugares” (2022), que assentam na fusão tímbrica destes dois instrumentos. Ao palco do Jazz em Monserrate, trazem composições originais que vão buscar inspiração à música popular, erudita e jazz, onde a melodia surge a partir de uma voz rural e se desenvolve através de uma linguagem moderna, de modo a retratar a justaposição de realidades distintas.
O programa deste terceiro fim de semana do Jazz em Monserrate conta, igualmente, com uma nova sessão do concerto para famílias “O que é jazz?”, no sábado, dia 21 de setembro, às 11h00. O projeto que junta a cantora e pedagoga Catarina dos Santos aos alunos de Jazz da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional revisita a história deste género musical e mostra que o jazz é uma música acessível a todos e plena de possibilidades. No final do concerto, há uma jam session aberta a qualquer jovem estudante que já toque um pouco de jazz e que queira atuar com os alunos em palco.
Na tarde de sábado, às 14h00, Jorge Rossy conduz uma masterclasse gratuita, para todos os que tiveram oportunidade de garantir a sua inscrição até 12 de setembro. Será uma oportunidade de formação com um baterista e vibrafonista que já trabalhou com alguns dos músicos de jazz mais conceituados da sua geração, tais como Brad Mehldau, Ethan Iverson, Chris Cheek, Joshua Redman ou Kurt Rosenwinkel, entre muitos outros.
Nesta masterclasse, abordará a consciência dos papéis que cada músico tem na relação consigo próprio, com a banda, com a música e com o público. Ajudará, também, os jovens alunos a perceber como gerir as expectativas que os outros músicos têm de si próprios e dos outros, como é a vida de um músico profissional, e como isso afeta a música em si, e qual o papel sociopolítico dos músicos de jazz, no passado, no presente e no futuro.
A terceira edição do Jazz em Monserrate decorre de 6 a 28 de setembro, sempre às sextas e aos sábados. O festival, que aposta numa programação sólida e de grande qualidade aliada à beleza do Parque de Monserrate, recebe, este ano, pela primeira vez, artistas estrangeiros, que vêm juntar-se aos músicos nacionais.
O programa concebido por Inês Laginha, nova diretora artística do festival, é composto por oito concertos ao pôr-do-sol, quatro concertos para famílias e uma masterclasse gratuita, ambicionando envolver toda a comunidade: público, estudantes e profissionais do jazz.
Ponto de encontro de culturas, de gerações e de experiências, que são reflexo, quer da fusão de estilos arquitetónicos do palácio que preside ao grande relvado, quer do exótico jardim que acolhe esta experiência, o Jazz em Monserrate proporciona experiências únicas de música, natureza e património, numa atmosfera de descontração.
Os bilhetes para os concertos ao pôr-do-sol, ou seja, com início às 19h00, custam 15€ e estão à venda no site oficial do evento. Os portadores destes ingressos terão acesso ao transporte gratuito que será assegurado pela Scotturb nos dias do festival.
Nos dias dos concertos ao pôr-do-sol, às 17h00, será possível fazer uma visita guiada ao Parque e Palácio de Monserrate, mediante compra do respetivo bilhete online no site da Parques de Sintra.
O acesso aos concertos “O que é jazz?” é gratuito, mas requer a aquisição de bilhete de entrada no Parque e Palácio de Monserrate.
O Jazz em Monserrate é promovido pela Parques de Sintra, tem como mecenas o BPI e a Fundação “la Caixa” e conta com o apoio da Câmara Municipal de Sintra. A Smooth FM é a rádio oficial do festival.