25-27 Out (a partir das 16h30): acessos condicionados no Palácio e Jardins de Queluz. Saiba maisÉpoca festiva: encerramento no Natal e na Passagem de Ano. Saiba mais 

Alexandre Frazão estreia “Quintessência” no encerramento do Jazz em Monserrate 2024

24 set. 2024

A terceira edição do Jazz em Monserrate despede-se no próximo fim de semana do Parque de Monserrate, em Sintra. Os concertos ao pôr-do-sol, com início às 19h00, a cargo de Margarida Campelo, no dia 27 de setembro, sexta-feira, e de Alexandre Frazão, no dia seguinte, serão as últimas oportunidades para desfrutar de momentos de “Natureza e Jazz com os pés na relva”. O programa inclui, também, a derradeira sessão do concerto para famílias.

 

Margarida Campelo, cantora, compositora, multi-instrumentista e arranjadora, traz ao palco do Jazz em Monserrate “Supermarket Joy”, o álbum que marca o arranque da sua carreira a solo. Produzido por Bruno Pernadas, reúne um conjunto de 14 temas (13 originais e uma versão) onde a profusão de influências – que vão da pop à dance music, passando pelo R&B, o jazz experimental e o neo soul – revelam uma artista com uma identidade musical ímpar no panorama musical português e segura na sua originalidade. Neste concerto, estará acompanhada por Raquel Pimpão (coros e teclado), João Correia (bateria) e António Quintino (baixo elétrico).

Margarida Campelo

O concerto de encerramento desta edição do festival caberá a Alexandre Frazão, nome incontornável do jazz português, que se estreia, finalmente, em nome próprio rodeado de jovens músicos: Rodrigo Correia no contrabaixo, Manuel Oliveira ao piano, Tomás Marques no saxofone e Luís Cunha no trompete. O dinamismo e a agitação que o caracterizam serviram de motor à experimentação e criação necessárias para a construção coletiva de “Quintessência”, que apresentará ao público neste fim de tarde. O objetivo de Alexandre Frazão é semear e, com isto, garantir que o jazz feito por cá ficará em boas mãos.

Alexandre Frazao

No sábado, 28 de setembro, às 11h00, acontece a última sessão do concerto para famílias “O que é jazz?”, projeto que une a cantora e pedagoga Catarina dos Santos aos alunos de Jazz da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Será a última etapa de uma viagem que levou à descoberta da história deste género musical, mostrando que o jazz é, afinal, uma música acessível a todos e muito versátil. No final do concerto, haverá a habitual jam session aberta a qualquer jovem estudante que já toque um pouco de jazz e que queira atuar com os alunos em palco.

 

A terceira edição do Jazz em Monserrate decorre de 6 a 28 de setembro, sempre às sextas e aos sábados. O festival, que aposta numa programação sólida e de grande qualidade aliada à beleza do Parque de Monserrate, recebe, este ano, pela primeira vez, artistas estrangeiros, que vêm juntar-se aos músicos nacionais.

 

O programa concebido por Inês Laginha, nova diretora artística do festival, é composto por oito concertos ao pôr-do-sol, quatro concertos para famílias e uma masterclasse gratuita, ambicionando envolver toda a comunidade: público, estudantes e profissionais do jazz.

 

Ponto de encontro de culturas, de gerações e de experiências, que são reflexo, quer da fusão de estilos arquitetónicos do palácio que preside ao grande relvado, quer do exótico jardim que acolhe esta experiência, o Jazz em Monserrate proporciona experiências únicas de música, natureza e património, numa atmosfera de descontração.

 

Os bilhetes para os concertos ao pôr-do-sol, ou seja, com início às 19h00, custam 15€ e estão à venda no site oficial do evento. Os portadores destes ingressos terão acesso ao transporte gratuito que será assegurado pela Scotturb nos dias do festival.

 

Nos dias dos concertos ao pôr-do-sol, às 17h00, será possível fazer uma visita guiada ao Parque e Palácio de Monserrate, mediante compra do respetivo bilhete online no site da Parques de Sintra.

 

O acesso aos concertos “O que é jazz?” é gratuito, mas requer a aquisição de bilhete de entrada no Parque e Palácio de Monserrate.

 

O Jazz em Monserrate é promovido pela Parques de Sintra, tem como mecenas o BPI e a Fundação “la Caixa” e conta com o apoio da Câmara Municipal de Sintra. A Smooth FM é a rádio oficial do festival.