Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Parques de Sintra intervém na Horta dos Príncipes do Palácio Nacional de Queluz

09 fev. 2023

Nos Jardins do Palácio Nacional de Queluz, mais precisamente na Horta dos Príncipes e numa área que pertenceu ao antigo Jardim do Labirinto, decorrem trabalhos de conservação e restauro dos azulejos e dos elementos decorativos em pedra, nomeadamente, canteiros, alegretes e bancos. Para além de limpar e estabilizar as referidas peças, no caso específico dos azulejos, a Parques de Sintra vai proceder ao seu reassentamento; à colmatação de lacunas; à fixação de vidrado em vias de destacamento; e a reintegrações cromáticas.

 

Localizada no maior talhão do Bosquete, a Horta dos Príncipes é uma construção muito tardia, de finais de século XIX, e destinava-se ao cultivo de legumes comuns e exóticos, entre flores, plantas aromáticas e canteiros de buxo. Pensa-se que esta área tenha sido usada na educação dos jovens príncipes, estimulando o amor pela natureza, tão caro à Família Real, e a aprendizagem da Botânica e da História Natural.

 

Os canteiros, que ainda hoje são usados para pequenas plantações, estão revestidos por painéis de azulejos, representando um motivo de inspiração neoclássica, datável do início século XX, e provavelmente fornecidos pela Real Fábrica de Louça do Rato, em Lisboa. O espaço integra, ainda, um elemento isolado, que exibe um brasão de origem desconhecida e um painel de azulejos, a incluir, igualmente, nesta intervenção.

 

O antigo Jardim do Labirinto, construído em 1764 e, entretanto, desaparecido, era constituído por uma rede de compartimentos de buxo, teixo e cipreste talhados em altura de forma geométrica e ornamental. Na área que rematava a parte superior do jardim de buxo e que corre paralela ao contraforte do Jardim Pênsil, foi colocada na primeira metade do século XX uma fileira de alegretes, revestidos com painéis de azulejos, e de bancos de pedra.

 

Esta intervenção realiza-se no âmbito da estratégia de conservação e valorização do Palácio Nacional de Queluz e dos seus jardins históricos, que constituem um dos exemplos mais notáveis da ligação harmoniosa entre paisagem e arquitetura palaciana em Portugal e cujo valor paisagístico e patrimonial importa salvaguardar.

 

Prevê-se que os trabalhos decorram até meados do próximo mês de abril.

Intervencao Horta Principes PNQ 1 Creditos PSML Jose Marques Silva