21-23 Nov: acessos condicionados no Palácio e Jardins de Queluz. Saiba mais | Época festiva: encerramento no Natal e na Passagem de Ano. Saiba mais 

Hortas biológicas do Convento dos Capuchos ganham novos hortelãos e crescem para 15 talhões

25 mar. 2024

Na sequência do excelente acolhimento por parte da população local, o projeto das hortas biológicas do Convento dos Capuchos, lançado pela Parques de Sintra, no início de 2023, com o intuito de retomar o cultivo agrícola nos mesmos espaços que foram utilizados pelos frades franciscanos que habitaram o Convento durante cerca de 300 anos, evoluiu de 4 para 15 talhões. Desde março do ano passado, a terra voltou a ser trabalhada e o Convento dos Capuchos ganhou nova vida, novas cores e novos aromas. Voltou a fazer parte do quotidiano dos sintrenses e transformou-se num ponto de encontro, de partilha e de fruição da natureza. Agora, recebe 11 novos hortelãos, que vêm juntar-se à comunidade, beneficiando das condições excecionais que a Serra de Sintra oferece para a prática da agricultura.

 

Os novos hortelãos concluíram, no passado dia 24 de março, o workshop de acolhimento que a empresa disponibiliza gratuitamente, de forma a dotá-los dos conhecimentos de que necessitam para cultivarem as suas hortas em harmonia com os objetivos do projeto. O workshop formativo, de cariz teórico-prático, abordou a agricultura biológica; preparação dos solos; adubos, compostos e substratos; plantações e sementeiras; e pragas e doenças, entre outros temas. Durante a formação, os hortelãos foram, também, ajudados a estabelecer um plano anual para as suas hortas, conciliando os seus hábitos alimentares com o elenco de espécies que podem ser cultivadas no espaço. A formação foi ministrada por Carla Vinagre, engenheira agrónoma, produtora de plantas aromáticas e medicinais em modo biológico, auditora e formadora na área agrícola.

 

Com esta iniciativa, a Parques de Sintra, em linha com a sua missão, visa recuperar uma vivência que marcou a história do Convento dos Capuchos, trazendo-a para a contemporaneidade. Simultaneamente, e em nome da sustentabilidade e da sensibilização ambiental, promove o modo de produção biológico, a produção integrada, a economia circular e a recriação do uso de práticas agrícolas tradicionais conjugadas com técnicas modernas que minimizam os consumos de materiais e as perdas de energia. O sucesso do projeto motivou a ampliação de 4 para 15 parcelas de cultivo, às quais se juntam 2 talhões a cargo da Parques de Sintra, que servem como referência e que são utilizados nas formações. Futuramente, a empresa irá avaliar a possibilidade de vir a disponibilizar mais talhões para hortas biológicas neste espaço.

Hortas Capuchos 20240322 E7A5111┬®PSML Jose Marques Silva Bx
Hortas Capuchos 20240322 E7A5210┬®PSML Jose Marques Silva Bx
Hortas Capuchos 20240322 E7A5429┬®PSML Jose Marques Silva Bx