Escola Portuguesa de Arte Equestre apresenta Gala de Ano Novo com música ao vivo
29 dez. 2023
No dia 5 de janeiro, a Escola Portuguesa de Arte Equestre assinala o início de 2024 com a Gala de Ano Novo, um espetáculo diferente, com música ao vivo – um verdadeiro diálogo artístico entre a arte equestre e a arte musical. Esta gala marca também o início das celebrações dos 45 anos da Escola Portuguesa de Arte Equestre, integradas no “Ano do Cavalo na Corte”, da Associação das Residências Reais Europeias, da qual a Parques de Sintra é associada.
A gala, que se realiza pelas 21h30 no Picadeiro Henrique Calado, contará com a participação da associação 3Actos, uma organização de músicos profissionais que visa promover as artes como um todo, proporcionando concertos onde a música se alia à poesia, ao teatro, artes gráficas e performativas em geral. Neste espetáculo, o programa musical inclui obras de grandes compositores, como Bach, Handel e Mozart.
As galas da Escola Portuguesa de Arte Equestre têm como objetivo recriar um momento vivido na corte portuguesa do séc. XVIII. Nestes espetáculos, os cavaleiros envergam um traje de gala e os cavalos, de raça Lusitana de Alter Real, apresentam-se entrançados com trança à portuguesa, de três pontas. São desenvolvidos exercícios característicos do período barroco, como os “ares altos” e os “jogos da corte”.
Considerada Património Nacional, e uma das melhores do mundo, a Escola Portuguesa de Arte Equestre é a continuação do que foi a Academia Equestre criada pelo Rei D. João V, no séc. XVIII, e os seus espetáculos são uma reconstituição de um dos passatempos favoritos da corte da época: a Equitação.
Programa Musical (e os momentos em que as obras são interpretadas)
Cavalo em liberdade
- Bach – Prelúdio da 1ª Suite para violoncelo solo
Carrossel dos cavalos novos
- Händel – The Arrival of the Queen of Sheba
- Avondano – Sinfonia em Fá Maior (I And.)
Passo de dois
- Rameau – Danse du Grand Calumet de la Paix da ópera Les Indes Galantes
- Purcell – Rondeau da Suite Abdelazer
Rédeas Longas
- Bach – Abertura e Giga da 3ª Suite para orquestra
Solo
- Mozart – Allegro e Presto do Divertimento em Ré Maior, Kv. 136
Agradecimentos e fecho do espetáculo
- Händel – Hornpipe da Suite Water Music