Chalet da Condessa d'Edla estreia visita encenada nesta Páscoa
09 abr. 2025
Nesta Páscoa, a Parques de Sintra acrescenta à sua programação para famílias uma nova experiência imersiva, que permite conhecer de forma intimista e original o Jardim e Chalet da Condessa d’Edla, refúgio romântico do Parque da Pena construído em conjunto pelo rei D. Fernando II e pela sua segunda mulher, Elise Hensler, Condessa d’Edla. A visita encenada “No Chalet com a Condessa d’Edla”, cuja sessão de estreia está marcada para as 15h00, de 19 de abril, sábado de Aleluia, é protagonizada pela Condessa d’Edla, que recebe os visitantes e lhes dá a conhecer os espaços onde, acompanhada pelo marido, viveu em comunhão com a natureza e com a arte.
Ambos transformaram o Parque da Pena numa das mais belas criações paisagísticas do Romantismo, com os seus caminhos sinuosos, recantos, lagos, cascatas e inúmeros jardins onde se dedicavam às suas atividades preferidas: a botânica, a música e a arte. No Chalet da Pena viveram momentos de tranquilidade. Recebiam amigos, realizavam piqueniques, passeios a pé e de burro. Rodeados pela natureza, plantaram espécies de árvores de todo o mundo de que cuidaram com carinho e esmero.
Nesta visita encenada, os participantes são convidados especiais da Condessa e, nessa condição, têm o privilégio de penetrar no seu universo íntimo e usufruir de momentos musicais por ela interpretados ao vivo. Elise Hensler era cantora de ópera e D. Fernando II um amante desta arte, por isso, a música era presença constante nas suas vidas.
“No Chalet com a Condessa d’Edla”, que conta com a interpretação da soprano Rafaela Albuquerque, tem a duração de 90 minutos e dirige-se tanto ao público em geral, como a famílias com crianças a partir dos 6 anos. As sessões desta atividade, que resulta de uma parceria entre a Parques de Sintra e a COOLture Tours, decorrem aos sábados às 15h00 e aos domingos às 11h00, estando disponíveis os idiomas português e inglês. Os bilhetes à venda no site da Parques de Sintra custam 14€ para adultos e 12,5€ para jovens dos 6 aos 17 anos. As crianças com idade inferior a 6 anos participam gratuitamente.

Ateliê de decoração de ovos da Páscoa volta ao Palácio de Queluz
A programação da Parques de Sintra para esta Páscoa inclui, também, o regresso ao Palácio Nacional de Queluz do ateliê “Ovos dourados, ovos coloridos e as artes decorativas no Palácio”, que convida os participantes a recuar no tempo e a decorar ovos para oferecer, como fazia Luís XIV, o “Rei Sol”, no século XVII.
A atividade, agendada, também, para 19 de abril, sábado de Aleluia, às 10h00, dá a conhecer algumas técnicas decorativas muito utilizadas no século XVIII, como a talha dourada, a pintura de fingidos ou a pintura “a fresco”, que são o ponto de partida para um ateliê criativo no qual os participantes terão oportunidade de trabalhar com folha de ouro na decoração de ovos da Páscoa, inspirando-se no esplendor de Queluz.

“Pão, Coentros e Bicharada – Especial Páscoa” na Quintinha de Monserrate
Na Quintinha de Monserrate, propõe-se uma Páscoa tradicional e em contacto com a natureza. Pão, Coentros e Bicharada – Especial Páscoa é uma visita com animação histórica, agendada, igualmente, para 19 de abril, sábado de Aleluia, às 15h00, que proporciona uma viagem à vida no campo na companhia de típicos saloios da região de Sintra. Guiadas pelos seus anfitriões, Joaquim Farinhas e Teresa Framboesa, as famílias vão fazer o seu folar de Páscoa, cozido no antigo forno a lenha, e conhecer a história deste pão doce. Antes de merendarem o saboroso pão com uma limonada, haverá tempo para alimentar os animais no cercado e para divertidos jogos tradicionais ao ar livre.
