Presidente da República condecorou Escola Portuguesa de Arte Equestre com a Ordem Militar de Sant’Iago da Espada
23 set. 2024
No passado dia 13 de setembro, durante a Gala comemorativa do seu 45º aniversário, que decorreu no Sagres Campo Pequeno, a Escola Portuguesa de Arte Equestre (EPAE) foi condecorada, pela primeira vez, pelo Presidente da República com o título de membro honorário da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada. Ao entregar as insígnias a Sofia Cruz, Presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra, Marcelo Rebelo de Sousa felicitou a Escola Portuguesa de Arte Equestre, “uma linhagem que vem da nossa monarquia, de 1748, do tempo do rei D. João V, e que renasceu há 45 anos”. Sublinhou, ainda, que “a Ordem Militar de Sant’Iago de Espada, ela própria com raízes na monarquia, celebra a excelência na arte, na cultura e na projeção de Portugal no mundo”. Terminou agradecendo “em nome de todos os portugueses”.
Esta distinção acontece num ano em que se espera que a UNESCO reconheça a Arte Equestre Portuguesa como Património Imaterial da Humanidade, sendo este um património cultural único no mundo.
A cerimónia de condecoração da Escola Portuguesa de Arte Equestre foi o momento alto desta noite de festa, que contou com a participação da Real Escuela Andaluza Del Arte Ecuestre, de Jerez de la Frontera (Espanha); da Abu Dhabi Royal Equestrian Arts (Emirados Árabes Unidos), que se apresentou em Portugal pela primeira vez; e com o Centro Equestre da Lezíria Grande, fundado pelo Mestre Luís Valença, que foi homenageado durante o espetáculo.
Na Gala 45 anos de Arte Equestre, foi apresentado programa único, de alto nível, que celebrou a cultura e a tradição, no pleno respeito pelo cavalo, com as escolas a executarem números próprios, mas também quadros em conjunto. Ao todo, estiveram em palco 30 cavaleiros e 50 cavalos, acompanhados por tratadores e pessoal de apoio.