Escola Portuguesa de Arte Equestre apresenta-se em França no encontro internacional “Versalhes e a Cultura Equestre, do Passado ao Presente”
25 set. 2024
Entre 25 e 27 de setembro, a Escola Portuguesa de Arte Equestre estará no Palácio de Versalhes, em França, para participar no encontro internacional “Versalhes e a Cultura Equestre, do Passado ao Presente”, que reúne aficionados e profissionais do mundo equestre. O evento realiza-se no âmbito do projeto europeu “O Cavalo na Corte”, tema escolhido para este ano pela ARRE – Associação de Residências Reais Europeias (que tem a Parques de Sintra como membro), com o objetivo de realçar a importância dos cavalos e das artes equestres enquanto elementos que permitem contar a história das residências reais, constituindo uma parte essencial do património europeu tangível e intangível.
Durante três dias, em conferências, mesas-redondas e demonstrações, abordar-se-á o papel do cavalo no coração das civilizações; a arte equestre em Versalhes, a sua história e influência na Europa; e o património e transmissão da cultura equestre. No dia 26 de setembro, à tarde, a Escola Portuguesa de Arte Equestre integra a mesa-redonda dedicada ao tema “As Escolas Europeias de Arte Equestre em 2024”. Fará, igualmente, breves apresentações nos Jardins de Versalhes.
No decurso de 2024, a Parques de Sintra tem dedicado um vasto conjunto de atividades ao projeto “O Cavalo na Corte”, designadamente, workshops teórico-práticos sobre a arte equestre portuguesa e o Cavalo Puro-Sangue Lusitano; mostras de livros na Biblioteca de Arte Equestre do Palácio Nacional de Queluz; o novo programa da Escola Portuguesa de Arte Equestre para famílias “Gentil – Símbolo da Arte Equestre Portuguesa”; e a “Gala 45 anos de Arte Equestre”, que celebrou o quadragésimo quinto aniversário da Escola, no passado dia 13 setembro. Até ao final do ano, serão promovidas outras iniciativas a anunciar brevemente.