Época festiva: encerramento no Natal e na Passagem de Ano. Saiba mais 

Palácio Nacional de Sintra no feminino é o tema do próximo “Encontro nos Palácios Nacionais”

24 set. 2024

No Palácio Nacional de Sintra, as rainhas tinham os seus próprios apartamentos, e embora alguns quartos fossem acessíveis aos homens, os espaços mais íntimos eram reservados às mulheres. Como se organizou esta família de mulheres? Quem eram estas mulheres e o que faziam? No próximo dia 26 de setembro, às 19h00, a palestra “No Paço Real de Sintra com Ben James - Donas, damas, criadas e escravas: a família das mulheres de uma rainha seiscentista” abordará uma faceta menos conhecida deste espaço: as suas vivências no feminino.

 

Usando a casa de Dona Luísa de Gusmão – a Rainha Restauradora – como exemplo, o historiador Ben James dará a conhecer os cargos desempenhados pelas mulheres da casa da rainha desde as mais nobres até às de origem mais humilde. Durante a visita, os participantes terão a rara oportunidade de entrar nos antigos aposentos das mulheres do Palácio Nacional de Sintra: as Casas Altas das Damas.

 

Ben James é doutor em História (King’s College, London, 2022) e tem estudado os conventos femininos de Lisboa (1640-1750), as suas economias e a sociabilidade dos moradores, em particular as redes sociais que as freiras mantinham com a corte e a Família Real. Está a concluir a pesquisa para um projeto de investigação no Palácio Nacional de Sintra sobre o Paço das Rainhas. É autor de artigos publicados no Reino Unido e em Portugal.

 

Lançados em 2022, os “Encontros nos Palácios Nacionais” de Queluz e de Sintra pretendem proporcionar novas abordagens ao património e promovem o contacto entre o grande público e alguns dos maiores especialistas em áreas tão diversas como História, Museologia, Arquitetura, Ciência e Arte. A Parques de Sintra tem levado a cabo esta iniciativa com o intuito de estimular a partilha e a disseminação do conhecimento relativo ao património que gere.

 

Para participar na palestra, basta adquirir o bilhete no site da Parques de Sintra, pelo valor simbólico de 1€. O “Encontro” conclui-se com um cocktail, para convívio e discussão informal de ideias entre todos os participantes.

16 D