Época festiva: encerramento no Natal e na Passagem de Ano. Saiba mais 

Viagem ao mundo fascinante dos relógios históricos do Palácio Nacional de Queluz no próximo “Encontro”

11 out. 2024

Uma visita atenta ao Palácio Nacional de Queluz permite constatar a presença de variados relógios históricos ao longo do percurso expositivo. Para se manterem em funcionamento e cumprirem a sua função nos espaços em que se integram, requerem cuidados especializados de manutenção e de conservação preventiva. No próximo dia 31 de outubro, às 19h00, a palestra “Na Real Quinta de Queluz com Paulo Anastácio: por dentro dos relógios e do tempo da realeza” proporcionará uma viagem a este mundo fascinante na companhia do especialista que garante a precisão do bater das horas nas salas de Queluz.

 

Provenientes, na sua maioria, das antigas coleções da casa real, os relógios históricos do Palácio Nacional de Queluz dividem-se em duas categorias: os relógios de caixa alta e os de mesa ou lareira. Foram todos produzidos em Inglaterra e França entre os séculos XVIII e XIX e exigem abordagens técnicas muito específicas. Num percurso por alguns dos relógios mais emblemáticos do Palácio, os participantes serão convidados a conhecer estes mecanismos por dentro e a descobrir como são manipulados e conservados.

 

Conduz esta palestra Paulo Anastácio, o “cuidador” técnico de diversos acervos de relojoaria em Portugal, incluindo os relógios do Palácio Nacional de Queluz e do Palácio Nacional de Sintra. Formado na Escola de Relojoaria da Casa Pia de Lisboa, atualmente, dirige o Curso Profissional Técnico de Relojoaria nesta instituição e tem trabalhado como formador. Licenciado e pós-graduado em Engenharia Eletrónica, frequentou diversos cursos de especialização na Suíça, nomeadamente junto da Rolex, Longines, Omega, Rado e ETA.

 

Os “Encontros nos Palácios Nacionais” de Queluz e de Sintra começaram em 2022, com o intuito de proporcionar novas abordagens ao património e promover o contacto entre o grande público e alguns dos maiores especialistas em áreas tão diversas como História, Museologia, Arquitetura, Ciência e Arte. Através desta iniciativa, a Parques de Sintra tem incentivado a partilha e a disseminação do conhecimento relativo ao património que administra.

 

Para participar na palestra, basta adquirir o bilhete no site da Parques de Sintra, pelo valor simbólico de 1€. No final do “Encontro” há um cocktail, para convívio e discussão informal de ideias entre todos os participantes.

PNQ 1343 Relógio (39)