Viagem ao mundo fascinante dos relógios históricos do Palácio Nacional de Queluz no próximo “Encontro”
11 out. 2024
Uma visita atenta ao Palácio Nacional de Queluz permite constatar a presença de variados relógios históricos ao longo do percurso expositivo. Para se manterem em funcionamento e cumprirem a sua função nos espaços em que se integram, requerem cuidados especializados de manutenção e de conservação preventiva. No próximo dia 31 de outubro, às 19h00, a palestra “Na Real Quinta de Queluz com Paulo Anastácio: por dentro dos relógios e do tempo da realeza” proporcionará uma viagem a este mundo fascinante na companhia do especialista que garante a precisão do bater das horas nas salas de Queluz.
Provenientes, na sua maioria, das antigas coleções da casa real, os relógios históricos do Palácio Nacional de Queluz dividem-se em duas categorias: os relógios de caixa alta e os de mesa ou lareira. Foram todos produzidos em Inglaterra e França entre os séculos XVIII e XIX e exigem abordagens técnicas muito específicas. Num percurso por alguns dos relógios mais emblemáticos do Palácio, os participantes serão convidados a conhecer estes mecanismos por dentro e a descobrir como são manipulados e conservados.
Conduz esta palestra Paulo Anastácio, o “cuidador” técnico de diversos acervos de relojoaria em Portugal, incluindo os relógios do Palácio Nacional de Queluz e do Palácio Nacional de Sintra. Formado na Escola de Relojoaria da Casa Pia de Lisboa, atualmente, dirige o Curso Profissional Técnico de Relojoaria nesta instituição e tem trabalhado como formador. Licenciado e pós-graduado em Engenharia Eletrónica, frequentou diversos cursos de especialização na Suíça, nomeadamente junto da Rolex, Longines, Omega, Rado e ETA.
Os “Encontros nos Palácios Nacionais” de Queluz e de Sintra começaram em 2022, com o intuito de proporcionar novas abordagens ao património e promover o contacto entre o grande público e alguns dos maiores especialistas em áreas tão diversas como História, Museologia, Arquitetura, Ciência e Arte. Através desta iniciativa, a Parques de Sintra tem incentivado a partilha e a disseminação do conhecimento relativo ao património que administra.
Para participar na palestra, basta adquirir o bilhete no site da Parques de Sintra, pelo valor simbólico de 1€. No final do “Encontro” há um cocktail, para convívio e discussão informal de ideias entre todos os participantes.