Jardins do Palácio Nacional de Queluz acolhem palestra centrada nos significados das suas esculturas mitológicas
14 jun. 2024
Percorrer os Jardins do Palácio Nacional de Queluz é embarcar numa autêntica viagem pela Antiguidade Clássica. A cada passo, o visitante é surpreendido por esculturas em pedra e em chumbo que representam deuses pagãos, criaturas e personagens mitológicas que, entre histórias de amor e de tragédia, têm muito para contar. “Na Real Quinta de Queluz com Ana Duarte Rodrigues: deuses e deusas, nereides e tritões - como os interpretar?”, palestra marcada para 20 de junho, às 19h00, nos Jardins do Palácio Nacional de Queluz, dará a conhecer algumas destas figuras e os seus significados.
A palestra, integrada nos “Encontros nos Palácios Nacionais”, estará a cargo de Ana Duarte Rodrigues, professora associada do Departamento de História e Filosofia das Ciências e coordenadora do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (CIUHCT), que funde as unidades de investigação da Universidade de Lisboa e da Universidade Nova de Lisboa. Com uma formação multidisciplinar que alia a história da arte, sobretudo no período da Idade Moderna, aos estudos de jardins e paisagem, a investigadora tem estudado a estatuária dos Jardins de Queluz, que continua a levantar muitas questões, a começar pelas circunstâncias que rodearam a sua encomenda por parte de D. Pedro III, ponto de partida deste “Encontro”.
Iniciados em 2022, os “Encontros nos Palácios Nacionais” de Queluz e de Sintra procuram novas abordagens ao património e proporcionam o contacto entre o grande público e alguns dos maiores especialistas em áreas tão diversas como História, Museologia, Arquitetura, Ciência e Arte. A Parques de Sintra promove esta iniciativa com o intuito de estimular a partilha e a disseminação do conhecimento relativo ao património que gere.
A participação na palestra requer a aquisição de bilhete no site da Parques de Sintra, pelo valor simbólico de 1€. O “Encontro” termina com um cocktail, para convívio e discussão informal de ideias entre todos os participantes.