21-23 Nov: acessos condicionados no Palácio e Jardins de Queluz. Saiba mais | Época festiva: encerramento no Natal e na Passagem de Ano. Saiba mais 

Celebrar o Dia do Pai a ouvir os sons da paisagem e a descobrir a natureza em Monserrate

08 mar. 2024

No Parque de Monserrate e na Quintinha, a celebração do Dia do Pai começa mais cedo e dedica especial atenção às atividades que incentivam o contacto com a natureza. Embora a data seja comemorada a 19 de março, no fim de semana de 16 e 17 de março, a Parques de Sintra antecipa a festa e promove um conjunto de experiências que, simultaneamente, reforçam os laços entre pais e filhos, ao proporcionarem a criação de memórias, e estimulam a consciência ambiental, a compreensão e a fruição do mundo natural.

 

 

Escutar a sinfonia natural do Parque de Monserrate

 

No Parque de Monserrate, entre árvores centenárias e linhas de água, dezenas de espécies de aves, anfíbios e insetos brindam os visitantes com uma autêntica sinfonia natural que raramente é escutada com a atenção que merece. No dia 16 de março, sábado, às 9h30, a proposta é parar por momentos, apurar a audição e, numa experiência única de profunda conexão com a natureza, ouvir a paisagem.

Conduzida por Paulo Marques, biólogo e curador convidado do Arquivo de Sons Naturais do Museu Nacional de História Natural e Ciência de Lisboa, a atividade “Sons da Paisagem - Iniciação à Sonoridade da Paisagem”, em estreia na programação da Parques de Sintra, convida a um passeio diferente. Pais e filhos terão oportunidade de descobrir as sonoridades naturais de um jardim, utilizando o som na exploração do espaço e na reflexão crítica sobre o ambiente, as alterações climáticas e o desenvolvimento sustentável.

 

Criar comedouros e abrigos para os “Ajudantes do Jardim”

 

Também no dia 16 de março, às 10h30, na Quintinha de Monserrate é tempo de cuidar dos “Ajudantes do Jardim”, ou seja, dos animais que asseguram a polinização, dispersam sementes e ajudam a combater as pragas. Durante todo o ano têm de encontrar alimento, abrigos e locais seguros para se reproduzirem. Por isso, nesta oficina, as famílias são desafiadas a “sujar as mãos” e a criar, com utensílios do dia-a-dia, comedouros para as aves e abrigos para os insetos que vivem neste ecossistema, retribuindo, desta forma, o trabalho incansável destas espécies para garantir que a natureza se mantém de boa saúde.

 

Conhecer os valores naturais da Serra de Sintra no Centro de Interpretação da Natureza

 

Ainda a 16 de março, mas às 15h00, há uma visita guiada ao Centro de Interpretação da Natureza do Parque de Monserrate, onde a tecnologia está ao serviço da sensibilização ambiental.

Pais e filhos começam por fazer uma viagem no tempo, que dá a conhecer os principais episódios que definiram a história geológica, cultural e natural da Serra de Sintra. No aquaterrário, que recria um ecossistema ribeirinho da região, tomam contacto com um habitat único, onde vivem espécies aquáticas endémicas e ameaçadas, como a boga-portuguesa. Com base no modelo de um carvalho-português, decomposto em raiz, tronco e copa, descobrem a biologia da árvore. No final, através da projeção de perfis de aves e mamíferos alados em voo, aprendem a identificar estas espécies pelo seu comportamento, pelos seus traços anatómicos ou até pelas respetivas vocalizações.

 

Experimentar a vida no campo na Quintinha de Monserrate

 

No domingo, dia 17 de março, às 10h30, na Quintinha de Monserrate, o programa “Pão, Coentros e Bicharada”, animado por típicos saloios da região de Sintra, envolve as famílias nas rotinas da vida no campo, dando, nesta edição, especial destaque à celebração do Dia do Pai.

O Joaquim Farinhas e a Teresa Framboesa mostram como se vive numa quinta e convidam pais e filhos a participar ativamente nas tarefas do dia a dia. Em conjunto, vão amassar o pão e alimentar os animais no cercado, entre outras atividades. Antes de merendar o saboroso pão cozido no forno a lenha com uma limonada, há muitas surpresas e divertidos jogos tradicionais ao ar livre.

 

Os bilhetes para estas experiências estão disponíveis online no site da Parques de Sintra.

Lui̚s Duarte PSML 2502B