21-23 Nov: acessos condicionados no Palácio e Jardins de Queluz. Saiba mais | 22Out-20Nov: trabalhos nos Jardins de Queluz. Saiba mais | Época festiva: encerramento no Natal e na Passagem de Ano. Saiba mais 

Teatro Nacional de São Carlos apresenta “Madrigais Camonianos” no Palácio Nacional de Sintra

06 nov. 2024

Depois do Palácio Nacional de Queluz, é a vez do Palácio Nacional de Sintra receber um concerto pelo Teatro Nacional de São Carlos. No dia 16 de novembro, às 19h00, a Sala dos Cisnes será o palco de “Madrigais Camonianos”, com Kodo Yamagishi ao piano e o Coro do Teatro Nacional de São Carlos, sob a direção musical de Giampaolo Vessella.

 

O programa deste concerto é “bipartido”, com “uma parte dedicada à música de dois compositores de ópera, Rossini e Saint-Saëns, e uma segunda parte, dedicada à música portuguesa e a Camões nos 500 anos sobre o seu nascimento.”

 

Na primeira metade do concerto, serão apresentadas as obras “Quartetto pastorale”, “I gondolieri” e “La passeggiata”, de Gioachino Rossini, bem como “Deux Choeurs”, “Op. 68”, de Camille Saint-Saëns.

 

Na segunda parte, de homenagem ao maior poeta português, o público poderá escutar “Amar”, de Francisco de Lacerda; “Doces Lembranças” “Qual tem a Borboleta” “No Mundo” e “Num Bosque”, de Luís de Freitas Branco; e, finalmente, da autoria de Eurico Carrapatoso, “Vita brevis” e a estreia de “Quatro cantos do mundo”, encomenda do Teatro Nacional de São Carlos para celebrar o 80.º aniversário do seu Coro.

 

O Teatro Nacional de São Carlos é considerado um dos principais teatros líricos da Europa. De momento, o seu edifício está encerrado ao público para obras de Conservação e Restauro, Requalificação e Modernização no âmbito do PRR — Plano de Recuperação e Resiliência. Durante este período, a Orquestra Sinfónica Portuguesa e o Coro do Teatro Nacional de São Carlos sobem a outros palcos nacionais, numa viagem musical que conta com a Parques de Sintra como uma das entidades parceiras da OPART E.P.E.

Madrigais Camonianos Site Palacio De Sintra