Palácio Nacional de Queluz acolhe concerto do Teatro Nacional de São Carlos
14 out. 2024
No próximo dia 18 de outubro, às 21h00, a Sala do Trono do Palácio Nacional de Queluz será o palco do concerto “De Portugal para o mundo” pelo Teatro Nacional de São Carlos. Considerado um dos principais teatros líricos da Europa, o seu edifício está encerrado ao público para obras de Conservação e Restauro, Requalificação e Modernização no âmbito do PRR — Plano de Recuperação e Resiliência. Durante este período, a Orquestra Sinfónica Portuguesa e o Coro do Teatro Nacional de São Carlos sobem a outros palcos nacionais, numa viagem musical que contará com a Parques de Sintra como uma das entidades parceiras da OPART E.P.E.
O concerto de câmara de “De Portugal para o mundo”, integrado nas celebrações do Dia Mundial da Música, reúne a soprano Rafaela Albuquerque e a Orquestra Sinfónica Portuguesa, contando com a direção musical de Antonio Pirolli.
O programa, nas palavras do musicólogo Nuno Mendonça Raimundo, “junta compositores de diversas épocas, lugares e estilos, com uma seleção de obras que evidencia a rica tapeçaria de influências interculturais que vem constituindo, ao longo de séculos, a tradição clássica da música ocidental.” Assim, nesta noite, o público terá a oportunidade de escutar obras de compositores dos séculos XVIII, XIX e XX, oriundos de culturas bastante diferentes, designadamente, Carlos Seixas, Christoph W. Gluck, Heitor Villa-Lobos e Piotr Ilitch Tchaikovski.