Teatro Nacional de São Carlos apresenta o concerto “Consonâncias IV” no Palácio Nacional de Queluz
26 mar. 2025
No próximo dia 4 de abril, às 19h00, a Sala do Trono do Palácio Nacional de Queluz acolhe o concerto “Consonâncias IV” pelo Teatro Nacional de São Carlos. Considerado um dos principais teatros líricos da Europa, o seu edifício está encerrado ao público para obras de Conservação e Restauro, Requalificação e Modernização no âmbito do PRR — Plano de Recuperação e Resiliência. Durante este período, a Orquestra Sinfónica Portuguesa e o Coro do Teatro Nacional de São Carlos sobem a outros palcos nacionais, numa viagem musical que contará com a Parques de Sintra como uma das entidades parceiras do OPART E.P.E.
O concerto “Consonâncias IV” está integrado no ciclo programático que reúne no mesmo programa uma peça concertante cujo solista pertença à Orquestra Sinfónica Portuguesa, uma obra para orquestra e canto e uma composição orquestral.
Nesta quarta consonância musical, Ana Baganha será a solista do Concerto para Piccolo e orquestra em Dó Maior, de Antonio Vivaldi, obra em que o instrumento em destaque pertence à família das flautas e produz o som mais agudo numa orquestra.
A meio-soprano Maria Luísa de Freitas será a solista vocal da obra Il tramonto e cantará os versos do poeta inglês P. B. Shelley (traduzidos por Roberto Ascoli), que relatam o amor e a morte de dois jovens apaixonados. A música do italiano Respighi é emotiva e enigmática.
O concerto, que será dirigido por Antonio Pirolli, termina com a Sinfonia n.º 6 de Malipiero, uma celebração rica e bela das sonoridades e humores de cordas.

© TNSC/Bruno Simão