Parques de Sintra requalifica Centro de Apoio ao Visitante do Castelo dos Mouros e Igreja de São Pedro de Canaferrim
17 dez. 2024
Arrancaram no dia 12 de dezembro os trabalhos de requalificação de dois edifícios situados no Castelo dos Mouros: o Centro de Apoio ao Visitante e a Igreja de São Pedro de Canaferrim. O projeto visa não apenas a reabilitação dos espaços, mas também a sua reorganização funcional para melhor acolher os visitantes.
Construído em 2012, o Centro de Apoio ao Visitante no interior do Castelo dos Mouros é todo revestido a madeira de acácia, que, devido ao desgaste provocado pelos agentes externos (como a humidade ou a temperatura), necessita de intervenção. Assim, o revestimento em acácia será substituído por uma solução menos perecível e de mais fácil manutenção, que será também aplicada nos terraços, pontes e passadiços.
Para além disso, os diversos módulos que constituem o Centro de Apoio ao Visitante terão novas funcionalidades. A cafetaria passará a ocupar um espaço mais central, junto à entrada, no local que já albergou a loja. No exterior, serão removidos os prismas/lanternins para dar lugar a uma zona de esplanada mais ampla e com melhor exposição solar. De forma a tornar mais eficiente o fornecimento, armazenamento e reposição de produtos, a cafetaria contará, ainda, com uma nova área dedicada à logística. As instalações sanitárias serão recuperadas e proceder-se-á à relocalização da que se destina a pessoas com mobilidade condicionada.
A Igreja de São Pedro de Canaferrim, cuja origem remonta ao século XII, funciona, atualmente, como Centro de Interpretação do Castelo dos Mouros, onde são exibidos os objetos recolhidos nas escavações arqueológicas, decorridas entre 2009 e 2013, e apresentada a história do castelo. Neste edifício, será levada a cabo a reabilitação da cobertura, que vai incluir a alteração do material da estrutura e do espaçamento do ripado com vista à melhoria das condições de manutenção.
A nível funcional, o espaço também será objeto de modificações, passando a incluir um balcão de loja para venda de produtos de merchandising cultural da Parques de Sintra. O acesso de pessoas com mobilidade condicionada à 1ª cintura de muralha do Castelo dos Mouros continuará a fazer-se através da Igreja de São Pedro de Canaferrim, onde existe uma plataforma elevatória.
Prevê-se que a intervenção, orçamentada em cerca de 820 000 euros, tenha uma duração de 10 meses. Durante este período, a cafetaria estará desativada, mas os visitantes terão à sua disposição máquinas de vending no Centro de Apoio ao Visitante localizado junto à Estrada da Pena. Nesta zona, existem, igualmente, instalações sanitárias alternativas.