21-23 Nov: acessos condicionados no Palácio e Jardins de Queluz. Saiba mais | 22Out-20Nov: trabalhos nos Jardins de Queluz. Saiba mais | Época festiva: encerramento no Natal e na Passagem de Ano. Saiba mais 

Castelo dos Mouros ilumina-se com as cores da bandeira ucraniana no dia em que se cumprem mil dias de guerra

19 nov. 2024

No dia 19 de novembro, passam mil dias desde o início da invasão russa em grande escala na Ucrânia. O Castelo dos Mouros assinala a data iluminando-se de azul e amarelo, as cores da bandeira ucraniana. É desta forma que a Parques de Sintra, em articulação com o Município de Sintra e respondendo ao apelo da Embaixada da Ucrânia em Portugal, homenageia as vítimas desta guerra e demonstra solidariedade para com a comunidade ucraniana que encontrou refúgio em Portugal, particularmente neste concelho. A ação simbólica é um sinal de apoio à Ucrânia na sua luta pela independência e pela integridade territorial.

 

A Ucrânia enfrenta um conflito armado no seu território após a invasão da Rússia, que teve lugar a 24 de fevereiro de 2022. Mil dias depois, a guerra continua sem fim à vista. Ainda no passado mês de setembro, numa reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), a subsecretária geral interina para Assuntos Humanitários, Joyce Msuya, sublinhou que "a situação só continua a piorar", com um número crescente de mortos e níveis de sofrimento humano considerados "intoleráveis".

 

De acordo com estimativas do Escritório das Nações Unidas de Assistência Humanitária, Ocha, desde o início da guerra, mais de 11,7 mil civis foram mortos e cerca de 24,6 mil ficaram feridos. A ONU, que sempre condenou a invasão russa da Ucrânia, tem estado a atuar em diversas regiões do país atingidas pela guerra, levando ajuda humanitária e denunciando violações dos direitos humanos no território.  Nos primeiros sete meses de 2024, cerca de 6,2 milhões de pessoas receberam algum tipo de apoio da organização.

Castelo Mouros Cores Ucrania PSML Jose Marques Silva