Castelo dos Mouros ilumina-se com as cores da bandeira ucraniana no dia em que se cumprem mil dias de guerra
19 nov. 2024
No dia 19 de novembro, passam mil dias desde o início da invasão russa em grande escala na Ucrânia. O Castelo dos Mouros assinala a data iluminando-se de azul e amarelo, as cores da bandeira ucraniana. É desta forma que a Parques de Sintra, em articulação com o Município de Sintra e respondendo ao apelo da Embaixada da Ucrânia em Portugal, homenageia as vítimas desta guerra e demonstra solidariedade para com a comunidade ucraniana que encontrou refúgio em Portugal, particularmente neste concelho. A ação simbólica é um sinal de apoio à Ucrânia na sua luta pela independência e pela integridade territorial.
A Ucrânia enfrenta um conflito armado no seu território após a invasão da Rússia, que teve lugar a 24 de fevereiro de 2022. Mil dias depois, a guerra continua sem fim à vista. Ainda no passado mês de setembro, numa reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), a subsecretária geral interina para Assuntos Humanitários, Joyce Msuya, sublinhou que "a situação só continua a piorar", com um número crescente de mortos e níveis de sofrimento humano considerados "intoleráveis".
De acordo com estimativas do Escritório das Nações Unidas de Assistência Humanitária, Ocha, desde o início da guerra, mais de 11,7 mil civis foram mortos e cerca de 24,6 mil ficaram feridos. A ONU, que sempre condenou a invasão russa da Ucrânia, tem estado a atuar em diversas regiões do país atingidas pela guerra, levando ajuda humanitária e denunciando violações dos direitos humanos no território. Nos primeiros sete meses de 2024, cerca de 6,2 milhões de pessoas receberam algum tipo de apoio da organização.