Castelo dos Mouros com iluminação especial em apoio à campanha “Outubro Rosa”
16 out. 2023
Durante todo o mês de outubro, o Castelo dos Mouros ilumina-se de cor-de-rosa em sinal de apoio à campanha “Outubro Rosa”, o mês de prevenção do cancro da mama. A Parques de Sintra, em articulação com a Câmara Municipal de Sintra, associa-se desta forma à iniciativa da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC).
Esta campanha visa sensibilizar para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, nomeadamente através do rastreio. Aposta, igualmente, na divulgação de informação e de formas de apoio aos doentes e às suas famílias.
De acordo com os mais recentes dados estatísticos (Globocan, 2021), o cancro da mama é o que tem maior prevalência em Portugal e no mundo. No nosso país, estima-se que, em 2020, cerca de 7000 mulheres tenham sido diagnosticadas com este tipo de cancro e que 1800 tenham morrido com esta doença, que também afeta os homens. Cerca de 1 em cada 100 cancros da mama desenvolvem-se em indivíduos do sexo masculino.
Apesar da elevada incidência, quando diagnosticado e tratado precocemente, o cancro da mama tem uma taxa de cura superior a 90%, pelo que a prevenção e o rastreio são fundamentais para aumentar a sobrevivência e a qualidade de vida dos doentes.
O movimento “Outubro Rosa” (Pink October) surgiu nos Estados Unidos da América, na década de 90 do século passado, com o objetivo de mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama. Atualmente, assinala-se em todo o mundo e, simbolicamente, recorre à cor rosa para homenagear as mulheres com cancro da mama, sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce e apoiar a investigação nesta área.
Em Portugal, a campanha é dinamizada pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), em representação da EUROPA DONNA (Coligação Europeia Contra o Cancro da Mama), envolvendo também o Movimento “Vencer e Viver”.