30 Out (a partir das 17h00): acessos condicionados no Palácio e Jardins de Queluz. Saiba mais | 22Out-20Nov: trabalhos nos Jardins de Queluz. Saiba mais | Época festiva: encerramento no Natal e na Passagem de Ano. Saiba mais 

Castelo dos Mouros ilumina-se com as cores do Dia Mundial das Doenças Raras

25 fev. 2022

No próximo dia 28 de fevereiro, o Castelo dos Mouros estará iluminado de rosa, verde e azul, as cores oficiais do Dia Mundial das Doenças Raras, que se assinala nesta data. A Parques de Sintra associa-se desta forma à campanha internacional que decorre anualmente, em mais de 100 países, com o objetivo de sensibilizar o público e os decisores políticos para as doenças raras e para o seu impacto na vida dos doentes e das suas famílias. A iniciativa foi criada em 2008 pela EURORDIS - Rare Diseases Europe, que reúne mais de 700 associações de doenças raras, de mais de 60 países. Em Portugal, a campanha é promovida pela RD - Portugal.

 

As doenças raras são patologias crónicas, na sua maioria debilitantes e muitas vezes fatais precocemente. Para que os doentes sejam tratados, reabilitados e integrados na sociedade de forma mais eficaz, é necessário um conjunto de esforços especializados de várias áreas de intervenção. Cada doença rara afeta no máximo uma em cada 2.000 pessoas, estimando-se que as mais de 6.000 doenças raras descritas até à data afetem entre 600.000 e 800.000 pessoas em Portugal.

Mouros Dia Mundial Doencas Raras Int Creditos Josemarquessilva