Castelo dos Mouros ilumina-se de azul no Dia Internacional da Síndrome de Angelman
13 fev. 2025
Na noite de 15 de fevereiro, o Castelo dos Mouros vai iluminar-se de azul em apoio à campanha internacional Light it Blue, que assinala o Dia Internacional da Síndrome de Angelman. A iniciativa tem como principal objetivo sensibilizar a população em geral para a existência desta doença, que, apesar de rara, estima-se que afete aproximadamente 500 pessoas em Portugal, muito embora apenas estejam identificados cerca de 90 casos em território nacional. A nível global, a incidência é de uma em cada 20 000 pessoas.
A Síndrome de Angelman é uma condição genética rara que resulta da ausência ou imperfeição do cromossoma 15 materno. As pessoas atingidas pela doença apresentam um atraso no desenvolvimento; deficiência intelectual grave; ausência da fala e grandes dificuldades de comunicação; dificuldades grosseiras na marcha e na coordenação motora (ataxia); distúrbios do sono; crises convulsivas; personalidade facilmente excitável e riso excessivo. Estes sintomas levam a que a Síndrome de Angelman seja frequentemente confundida com paralisia cerebral ou autismo, pelo que, a chamada de atenção para esta doença é fundamental para promover o diagnóstico correto e a consequente intervenção precoce, que ajuda a melhorar a qualidade de vida dos doentes.
As pessoas com Síndrome de Angelman têm uma esperança média de vida equivalente à da restante população, mas nunca conseguem atingir a autonomia, encontrando-se totalmente dependentes de terceiros (familiares e/ou outros cuidadores) na prestação de cuidados e necessitando de acompanhamento regular por equipas multidisciplinares de profissionais de saúde e reabilitação.
No nosso país, a comemoração desta data é dinamizada pela Angel – Associação Síndrome de Angelman Portugal, sendo assinalada em cerca de 30 localidades, que vão iluminar de azul monumentos e edifícios icónicos.
A nível internacional, a iniciativa abrange locais emblemáticos como as Cataratas de Niágara (Canadá), a Fonte de Cibeles (Espanha), o Burj Khalifa (Emirados Árabes Unidos) ou o Capitólio do Estado da Pensilvânia (Estados Unidos da América).
