Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Iluminação azul no Castelo dos Mouros marca o Dia Internacional da Síndrome de Angelman

14 fev. 2023

No dia 15 de fevereiro, para assinalar o Dia Internacional da Síndrome de Angelman, o Castelo dos Mouros estará iluminado de azul. A iniciativa, que volta a contar com o apoio da Parques de Sintra, visa sensibilizar o público em geral para a existência desta doença rara, dando-lhe maior visibilidade e alertando para os seus sintomas. O dia é comemorado em fevereiro por ser o mês das doenças raras, tendo sido escolhido o dia 15 porque é a ausência ou a mutação do cromossoma 15 que causa esta patologia.

 

A Síndrome de Angelman é uma doença genética rara que atinge uma em cada 20.000 crianças e manifesta-se desde o nascimento. Caracteriza-se por um atraso grave no desenvolvimento psicomotor, pela ausência total de linguagem verbal, por dificuldades grosseiras na marcha e coordenação motora (ataxia), epilepsia, agitação permanente/hiperatividade e perturbações do sono.

 

No nosso país, foram diagnosticados, até ao momento, cerca de 80 casos, mas os especialistas sabem que há mais, tendo em consideração a incidência da doença. O desconhecimento sobre a Síndrome de Angelman é, ainda, elevado e provoca erros de diagnóstico ou atraso na sua identificação, o que compromete uma intervenção precoce que é essencial para promover a melhoria da qualidade de vida dos doentes. Iniciativas como o Dia Internacional da Síndrome de Angelman, que é assinalado em todo o mundo com diversas ações, como a iluminação de edifícios públicos a azul, procuram proporcionar ao público um maior conhecimento sobre a doença e contrariar esta realidade.

 

Em Portugal, a comemoração desta data é dinamizada pela Angel – Associação Síndrome de Angelman Portugal. Além do Castelo dos Mouros, estarão, igualmente, iluminados a azul outros 11 edifícios e monumentos emblemáticos de 10 concelhos do país.

Mouros Azul