Castelo dos Mouros iluminado de amarelo no Dia Mundial das Hepatites
25 jul. 2024
No dia 28 de julho, o Castelo dos Mouros ilumina-se de amarelo para assinalar o Dia Mundial das Hepatites, numa ação conjunta da Parques de Sintra e do Município de Sintra, que, desde 2018, através da assinatura da Declaração de Paris, integra a iniciativa internacional Fast Track Cities – cidades na via rápida para a eliminação do VIH/SIDA, Hepatites Virais e Tuberculose.
De acordo com dados disponibilizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2022, as hepatites B e C causaram a morte a 1,3 milhões de pessoas em todo o mundo. No mesmo ano, contabilizaram-se 304 milhões de doentes crónicos com estas estirpes da doença. Neste contexto, e tendo em conta que a erradicação da hepatite é um dos objetivos da Agenda 2030, o lema adotado para 2024, “É tempo de ação”, traduz a necessidade de acelerar as ações de prevenção, diagnóstico e tratamento, de forma a salvar vidas. Para tal, é fundamental alertar a população para o problema das hepatites e unir a comunidade global em torno da tomada de decisão e implementação de ações efetivas e necessárias que priorizem a eliminação das hepatites virais.
A hepatite é uma inflamação do fígado, que pode desaparecer espontaneamente ou progredir para fibrose (cicatrizes), cirrose ou cancro do fígado. A hepatite viral, a mais comum em todo mundo, consiste num grupo de doenças infeciosas que compreende as hepatites A, B, C, D e E. A doença pode, também, ser provocada por substâncias tóxicas (por exemplo, álcool ou certos medicamentos) e por doenças autoimunes.
O Dia Mundial das Hepatites é celebrado desde 2010, por iniciativa OMS. A data escolhida corresponde ao dia de nascimento do cientista Baruch Blumberg, que desenvolveu o teste de diagnóstico e a vacina para o vírus.