21-23 Nov: acessos condicionados no Palácio e Jardins de Queluz. Saiba mais | 22Out-20Nov: trabalhos nos Jardins de Queluz. Saiba mais | Época festiva: encerramento no Natal e na Passagem de Ano. Saiba mais 

Castelo dos Mouros estará iluminado de vermelho no Dia Mundial de Consciencialização de Duchenne

06 set. 2024

Na noite de 6 para 7 de setembro, o Castelo dos Mouros vai estar iluminado de vermelho em apoio ao Dia Mundial de Consciencialização de Duchenne. Uma vez mais, a Parques de Sintra, conjuntamente com o Município de Sintra, associa-se ao movimento global proposto pela World Duchenne Organization (WDO), que apela à defesa dos direitos e à inclusão social de todas as pessoas que vivem com esta doença neuromuscular, genética, rara, que afeta principalmente os bebés do sexo masculino, com uma incidência de um caso em cada 3500 nascimentos.

 

A iniciativa, que vai na 11ª edição, é dinamizada em Portugal pela Associação Portuguesa de Neuromusculares (APN) e, este ano, tem como tema “Juntos, a uma só voz pela Duchenne”, para lembrar a importância de promover uma sociedade inclusiva, onde exista igualdade de oportunidades para todos.   

 

A Distrofia Muscular de Duchenne é uma doença genética associada ao cromossoma X e é provocada pela incapacidade de o organismo produzir a distrofina, uma proteína fundamental para o funcionamento dos músculos. É habitual os primeiros sintomas aparecerem no início do segundo ano de vida, pelo que os pais devem estar atentos a alguns sinais das crianças que podem denunciar a doença, tais como dificuldades em levantar-se do chão, de subir escadas, cansaço fácil, problemas respiratórios, insuficiência cardíaca ou quedas frequentes.

 

Nesta data, a World Duchenne Organization promove eventos variados, conferências científicas e outras iniciativas que pretendem chamar à atenção para a existência da doença e para a sua identificação, de forma cada vez mais precoce. Em apoio a este movimento mundial, em Portugal, estarão iluminados de vermelho mais de 20 monumentos e edifícios emblemáticos, nos quais se inclui o Castelo dos Mouros. Juntam-se, desta forma, a outros monumentos internacionais que já aderiram a esta ação simbólica, tais como o Coliseu em Roma (Itália), a fachada do Presépio da Sagrada Família (Espanha), as Cataratas do Niágara (Canadá), a ponte Yavuz Sultan Selim (Turquia), a Torre Petřín (República Checa) e a Torre Eiffel (França).

Luís Duarte PSML 9155 Bx