Castelo dos Mouros iluminado de vermelho no Dia Mundial de Luta Contra a SIDA
28 nov. 2024
Na noite de 30 de novembro para 1 de dezembro, o Castelo dos Mouros assinala o Dia Mundial de Luta Contra a SIDA iluminando-se de vermelho, numa iniciativa conjunta da Parques de Sintra e da Câmara Municipal de Sintra. Esta data, comemorada internacionalmente desde 1988, visa não apenas sensibilizar para a prevenção e para o combate à doença, mas também lutar contra o estigma e a discriminação, apelando à proteção dos direitos humanos; um objetivo bem expresso no lema da UNAIDS para 2024: “Seguir o caminho dos direitos”.
De acordo com o relatório “Infeção por VIH em Portugal 2024”, divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) a 27 de novembro, o nosso país registou 924 novos casos de infeção por VIH em 2023, mais 120 do que no ano anterior, com o diagnóstico a ocorrer maioritariamente em indivíduos do sexo masculino. Nesta ocasião, André Peralta-Santos, subdiretor-geral da DGS, lembrou que, apesar dos quase 1000 novos casos, há uma “tendência de longo prazo decrescente” desde o ano 2000. Efetivamente, entre 2014 e 2023, houve uma diminuição de 36% no número novas infeções por VIH e de 66% nos novos casos de SIDA. Não obstante a tendência decrescente, Portugal ainda apresenta taxas de novos diagnósticos de infeção por VIH e de SIDA superiores à média da União Europeia.
O Município de Sintra, que, desde 2018, através da assinatura da Declaração de Paris, integra o projeto internacional Fast Track Cities – cidades na via rápida para a eliminação do VIH/SIDA, está comprometido com esta luta. Em novembro de 2023, o município formalizou um consórcio com várias entidades para implementar o I Plano Estratégico 2023-2025, que contempla um conjunto de ações cujo objetivo é eliminar o VIH/SIDA e as hepatites virais, outras IST (Infeções Sexualmente Transmissíveis) e a tuberculose.