Mostra na Biblioteca de Arte Equestre homenageia os legados de Ruy d’Andrade, Fernando Sommer d’Andrade e Nuno Oliveira
31 out. 2024
De 29 de outubro a 18 de dezembro, a Biblioteca de Arte Equestre, localizada no Palácio Nacional de Queluz, promove a mostra de livros do seu acervo intitulada “Olhar o Portugal equestre de fora, melhorando-o por dentro! Os legados de Ruy d’Andrade, Fernando Sommer d’Andrade e Nuno Oliveira”. Depois de “Clássicos Portugueses de Equitação de Corte” e “Retratos Equestres”, esta é a última de uma série de três exposições integradas no projeto europeu “O Cavalo na Corte”, tema escolhido para o ano de 2024 pela ARRE – Associação de Residências Reais Europeias, que tem a Parques de Sintra como membro. O projeto enaltece os cavalos e as artes equestres enquanto elementos que permitem contar a história das residências reais, constituindo uma parte fundamental do património europeu tangível e intangível.
Única biblioteca nacional dedicada exclusivamente à Arte Equestre, a Biblioteca de Arte Equestre foi criada com o intuito de guardar, divulgar e promover o saber equestre académico nacional e europeu. Para a existência do que hoje se designa por “saber equestre português”, muito contribuíram os hipólogos e investigadores Ruy d’Andrade e Fernando Sommer d’Andrade, pai e filho (o primeiro de nacionalidade italiana, mas residente em Portugal desde jovem; o segundo já nascido em Portugal, mas sempre com forte ligação ao estrangeiro), bem como o aclamado cavaleiro Nuno Oliveira. Sem os seus legados, homenageados nesta mostra de livros, muito provavelmente, não teríamos, na atualidade, nem o Cavalo Puro-Sangue Lusitano, nem uma parte muito considerável do património, da cultura e da identidade que a este se associa.
A Biblioteca de Arte Equestre está aberta ao público de terça a quinta-feira das 9h30 às 13h00 e entre 14h00 e as 17h00. O acesso ao espaço e à mostra está incluído no bilhete de visita ao Palácio Nacional de Queluz.
Para além das mostras de livros da Biblioteca de Arte Equestre, a programação da Parques de Sintra no âmbito do projeto “O Cavalo na Corte” inclui workshops teórico-práticos sobre a arte equestre portuguesa e o Cavalo Puro-Sangue Lusitano; o novo programa da EPAE para famílias “Gentil – Símbolo da Arte Equestre Portuguesa”; e a “Gala 45 anos de Arte Equestre”, que comemorou o quadragésimo quinto aniversário da Escola Portuguesa de Arte Equestre (EPAE), no passado dia 13 de setembro. Até ao final do ano, serão promovidas outras iniciativas a anunciar brevemente.
Fundada em 2001, a ARRE – Associação de Residências Reais Europeias congrega instituições responsáveis pela gestão de alguns dos mais prestigiados palácios, castelos e museus da Europa, que foram ou são residências de monarcas ou príncipes reinantes. A associação fomenta a partilha de experiências e de conhecimento entre os seus membros, no que concerne à preservação e à valorização do património cultural. A Parques de Sintra é associada da ARRE desde 2002.